Setúbal: A nomeação de uma leiga para nova chanceler da Cúria Diocesana «faz parte dos dinamismos da Igreja»

20210425-graca-pacheco-nomeacao-chanceler (9) - Cópia

Maria da Graça Pacheco foi esta sexta-feira nomeada chanceler da Cúria Diocesana de Setúbal e assinala que o facto de ter sido escolhido um leigo e uma mulher “faz parte dos dinamismos da Igreja”, mas o “princípio é o serviço”.

“O que está aqui como princípio é o serviço, ser um leigo e, neste caso, ser uma mulher faz parte dos dinamismos da Igreja. Estar atenta aos sinais dos tempos, estar atenta àquilo que o Espírito Santo vai inspirando a Igreja”, assinalou em declarações à Agência Ecclesia..

Na revisão do Código de Direito Canónico de 1983, o chanceler e o ecónomo deixaram de ser ofícios exclusivos de clérigos.

A nova chanceler da Cúria Diocesana de Setúbal destaca que o seu bispo, D. José Ornelas, é um “impulsionador da vocação laical” no assumir das competências dos serviços da cúria, e exemplifica que o setor da comunicação também é da responsabilidade de uma mulher.

“É um potenciador da valorização do papel do leigo nos serviços, nos trabalhos, e nas responsabilidades eclesiais. O senhor bispo quer uma Igreja sinodal à imagem do Papa, em que todos somos ouvidos e todos caminhemos juntos para garantir e construirmos novos caminhos de sermos Igreja, de sentirmos esta pertença a Cristo, esta identidade com o Evangelho”, desenvolveu.

No decreto de nomeação, o bispo de Setúbal indica que o chanceler vai “garantir a fiel redação, expedição e conservação dos documentos da Cúria diocesana, velar pela correta tramitação dos processos documentais e pela gestão da secretaria geral, bem como das outras atividades que a ela estejam ligadas”.

Maria da Graça Pacheco explica que acima de tudo é “zelar pela fiel redação dos documentos das cúrias, os processos de casamento, os decretos, as declarações”, porque tudo precisa de uma determinada forma de ser preenchido “para garantir a sua validade”, e vai “assegurar a legitimidade e a autenticidade dos documentos emitidos”.

Vai também “zelar pelo bom arquivo dos documentos”, e destaca que para a diocese o arquivo é “um património importantíssimo, que diz a sua história, o seu passado e aponta para o futuro, bem como de todos os documentos que dizem respeito a processos de ordenação, das instituições, para que estejam dentro das normas canónicas, “que cada processo corresponde àquilo para o qual vai ser utilizado”.

Maria da Graça Pacheco foi nomeada por um período de cinco anos, e começa as novas funções este sábado, dia 1 de maio, festa de São José Operário.

“Deus é um Deus de surpresas, e esta notícia surpreendeu-me de alguma maneira, apesar de ter sido, mais ou menos, preparada para ela. Esta nomeação acaba por ser a continuação de um percurso que fui fazendo ao longo da minha vida, de serviço na cúria e na Diocese de Setúbal. É uma nomeação de todos os que me ajudaram a chegar até aqui”, desenvolveu a colaboradora da Cúria Diocesana desde 2004.

A nova responsável é formada em Teologia e em Direito Canónico, pela Universidade Católica Portuguesa, tendo sido impulsionada pelo bispo emérito de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, e por D. José Ornelas, respetivamente, e é a coordenadora da Comissão Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da diocese, desde 13 de junho de 2020.

Ao longo dos próximos cinco anos pretende “prestar um serviço próximo a todos” e promover uma “maior interceção” entre as paróquias, os párocos, a vida das paróquias, dos movimentos, “de todos que precisem dos serviços da cúria diocesana, da secretaria e da chancelaria”.

“E fazê-lo com gratuidade, com o amor que nos marca na Diocese de Setúbal. Há todo um espírito de interajuda, de promoção mútua, e penso ser veículo e instrumento de afirmação destes laços fraternos que existem entre nós e desta cumplicidade no serviço ao outro”, desenvolveu.

A nova chanceler da Cúria Diocesana de Setúbal sucede nestas funções ao padre Horácio Noronha, que exerceu este ofício nos últimos cinco anos, e D. José Ornelas expressou “sentimentos de profunda gratidão pessoal e a de toda a Diocese”.