Palhais/Santo António: propostas formativas online animam tempo pascal na paróquia

20210503-palhais-santo-antonio

Após a Páscoa, mais de 350 pessoas iniciaram diferentes percursos formativos na Paróquia de Palhais/Santo António. Segundo nota enviada à Diocese, “estes cursos acontecem no local onde as pessoas estão atualmente, no online”.

A Paróquia dá conta que 225 pessoas estão a participar no Curso Alpha e 26 jovens no Alpha Jovem, duas propostas que, considera, são “as principais ferramentas utilizadas pela Paróquia para a evangelização”.

O Curso Alpha, criado no centro de Londres em 1977, assenta numa série de sessões que exploram a Fé Cristã, habitualmente durante 12 semanas. Cada tema aborda uma questão diferente sobre Fé e é preparado para suscitar o diálogo e a partilha num ambiente amigável, aberto, honesto e informal.

Para o Pároco, Padre Tiago Veloso, o Alpha é um espaço “onde todos escutam com palavras simples a Boa Nova que revela o amor de Deus pela humanidade na entrega do Seu Filho Jesus e onde descobrem a beleza da fé vivida em comunidade”.

Presente em 169 países, e traduzido em 112 idiomas, o Alpha existe em todas as vertentes da Igreja Cristã, incluindo a Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e todas as denominações protestantes da linha principal.

“Fazer discípulos-missionários”

A ser promovido pela Paróquia, cerca de 90 pessoas participam semanalmente no curso “Seguir Jesus”. Este curso é inspirado no “Christlife – Following Christ” que surgiu nos Estados Unidos da América, em 2009, como introdução ao discipulado.

“Nele, as pessoas que tiveram um primeiro contacto com Jesus – no Alpha – ou que são cristãos que querem deixar de ser ‘adormecidos’, podem iniciar um caminho sério de seguimento de Jesus, aprofundando temas como a oração, sagrada escritura, sacramentos, perdão, Espírito Santo, pecado, comunidade”, explica a paróquia na nota enviada.

“O curso ‘Catolicismo’ recebe cerca de 30 pessoas com sede de conhecer melhor a fé católica. Orientados por vídeos do Bispo Robert Barron (Bispo auxiliar da Arquidiocese de Los Angeles), os participantes aprofundam, com bastante rigor, temas fundamentais da Igreja, como a encarnação, o sermão da montanha, mistério de Deus, mariologia, eclesiologia, liturgia, vida dos santos e escatologia”, esclarecem.

“Todos estes momentos pretendem fazer discípulos-missionários que conhecem e amam Deus e que amam os outros, encontrando-se no caminho da fé”, concluem.

Os caminhos formativos propostos seguem a dinâmica de Renovação Divina do padre canadense James Mallon, implementada nos últimos anos na vida pastoral da Paróquia de Palhais/Santo António.

04 de Maio de 2021