Amora: Scalabrinianos assinalam 50 anos de presença em Portugal

2010505-50-anos-leigos-scalabrinianos-1 - Cópia

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, preside à Eucaristia celebrativa no próximo dia 6 de junho, na Igreja Beato João Batista Scalabrini, Paróquia de Amora.

“Em vista deste dia, ao longo do mês de maio, serão partilhados testemunhos, reflexões e orações sobre estes 50 anos de caminho da Comunidade com Scalabrini” informam os Leigos Scalabrinianos da Amora, em nota enviada à Diocese, acrescentando que esses conteúdos serão divulgados nas redes sociais da Paróquia (Facebook e Youtube).

A presença dos Scalabrinianos em Portugal teve início no dia 3 de março de 1971, com a chegada dos três primeiros padres vindos do Brasil e França. A iniciativa partiu do Patriarcado de Lisboa que, à época, a Península de Setúbal integrava.

Em carta enviada ao Superior Geral da Congregação, de 3 de fevereiro de 1968, D. António Rodrigues, bispo-auxiliar de Lisboa, dizia: “Pensei que a Congregação dos Padres Scalabrinianos poderia ser uma ajuda preciosa na ação apostólica em favor dos Emigrantes para a Igreja do meu País, pobre em clero. A Igreja sentir-se-ia muito honrada com o estabelecimento da Congregação em Portugal”.

Após vários contactos entre a Direção Geral da Congregação, com o carisma pastoral das migrações, e o Patriarcado de Lisboa, foi decidida a vinda dessa Congregação Missionária para Portugal. Os objetivos foram desde logo a presença missionária numa paróquia pobre, situada numa área de forte mobilidade humana, o que acontecia, à época, na Amora e em toda a margem sul do Tejo.

Passados 50 anos, a comunidade mantém-se viva nesta paróquia da Vigararia do Seixal.

A Congregação dos Missionários de São Carlos foi fundada em 1887 pelo espírito missionário do Beato João Baptista Scalabrini, Bispo e Apóstolo dos Migrantes, na cidade de Piacenza, Itália. Nascida inicialmente para atender os migrantes italianos católicos, com o passar do tempo, a Congregação ampliou a sua finalidade para os migrantes de todas as nações e de todas as religiões.

05 de Maio de 2021