comprehensive-camels

Juventude: Conselhos Vicariais recomeçam encontros com novo dinamismo pastoral

20210507-conselho-vicarial-juventude-Caparica_29-04

Os Conselhos Vicariais da Juventude (CVJ) marcaram encontro, entre 26 de abril e 5 de maio, para partilha e reflexão sobre a realidade juvenil de cada vigararia.

Neste tempo que a Diocese de Setúbal dedica à juventude, iniciado em 2018 com as visitas pastorais de D. José Ornelas, as estruturas vicariais têm vindo a ser construídas com o objetivo de congregar jovens representantes de cada paróquia para, em comunhão com a Igreja Diocesana, trabalhar num projeto pastoral para a juventude.

Uma vez que, devido à pandemia, as Visitas Pastorais do Bispo Diocesano ainda não foram concluídas, o Departamento da Juventude (DJS), em comunhão com os Párocos, foi traçando caminho, indo ao encontro dos jovens e formando, passo a passo, cada CVJ, que assume, de um modo geral, a seguinte configuração: 

  • Assistente Espiritual: sacerdote que acompanha espiritualmente o CVJ, em articulação com todo Clero da Vigararia.
  • Coordenador Vicarial: será oportunamente nomeado pelo CVJ e representará a Vigararia no Conselho Diocesano da Juventude. 
  • Coordenadores paroquiais: jovens indicados por cada pároco para representar as suas paróquias. 
  • Representante do DJS: elemento do Departamento da Juventude que é responsável por acompanhar o CVJ, constituindo um elo de comunicação entre ambos.

Estas estruturas, que agora vão ganhado uma nova dinâmica, para além de responderem às necessidades da realidade juvenil vicarial, vão assumir um papel ativo na preparação da JMJ Lisboa 2023.

Vivendo este momento, que representa um passo de grande alegria para a Igreja diocesana, recordamos as palavras do Santo Padre na Exortação Apostólica “Cristo Vive”, quando, dirigindo-se aos jovens, diz “Vós Sois o Agora de Deus”Lembremo-nos destas palavras porque é com coragem, força e entusiasmo que cerca de 110 jovens assumem o compromisso de viver a missão que o Senhor lhes confia. 

Somos todos convidados a rezar por estes jovens, que agora (re)iniciam a sua caminhada nesta missão, para que através de Cristo sejam portadores da paz. 

Juntos, caminharemos apressadamente, como Maria, em direção à JMJ Lisboa 2023!

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
07 de Maio de 2021