Igreja/Ambiente: Vaticano promove Semana «Laudato Si» e desenha roteiro para a próxima década

O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) vai promover, a partir de 16 de maio, uma ‘Semana Laudato Si’, que encerra o ano especial dedicado à encíclica ecológica e social do Papa, publicada em 2015.

“Neste ponto crucial que a pandemia nos trouxe, é hora de oferecer um roteiro claro para a próxima década, uma mensagem pela criação da Comissão Covid-19 do Vaticano”, assinala o Vaticano.

A Santa Sé considera que, desde a publicação da encíclica ‘Laudato Si’ do Papa, a Igreja e os católicos de todo o mundo fizeram “progressos significativos” no seu caminho de conversão ecológica, mas ainda há muito para ser feito.

A ‘Semana Laudato Si’, “de celebração, ação e testemunho”, decorre de 16 a 25 de maio e visa mostrar quanto “as coisas mudaram para melhor”.

Os organizadores vão disponibilizar a ‘Plataforma de Ação Laudato Si’, que vai estar acessível no site oficial ‘Laudato Si do Vaticano.

A iniciativa pretende reunir “os principais interlocutores eclesiais”, através de diversas ações e eventos, continuar a divulgar o ‘Evangelho da Criação’, e “invocar o Espírito Santo e a intercessão da Virgem Maria” para os projetos católicos relacionados com o cuidado da criação e comprometer as ordens contemplativas para rezar por eles.

A ‘Semana Laudato Si’ 2021 vai ser dinamizada pelo Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé e o Movimento Católico Mundial pelo Clima vai atuar como facilitador de um grupo de “mais de 150 organismos católicos” que participam nesta iniciativa.

Existe um programa oficial, e eventos paralelos descentralizados, que vão ser traduzidos simultaneamente para inglês, espanhol, italiano, português, polaco e francês.

O Papa Francisco vai dar destaque a esta semana especial nos dias 16 e 23 de maio; do programa destacam-se diversas oportunidades de diálogo sobre as “oportunidades importantes em 2021 para gerar mudanças”, educação, economia, combustíveis fósseis e direitos humanos.

Para 21 de maio está agendado um ‘dia de ação global pela nossa casa comum’; no dia seguinte o Festival ‘Canções para a criação’; no domingo de Pentecostes, 23 de maio, uma reunião de oração de encerramento do Ano Especial de aniversário da encíclica ‘Laudato Si’ e envio missionário.

O Santo Padre assinalou o quinto aniversário da sua encíclica ecológica e social ‘Laudato Si’, lançando um ano especial para “chamar a atenção para o grito da terra e dos pobres”, a 24 de maio do 2020.

Neste contexto, o Vaticano lançou um “manual” de aplicação da encíclica ecológica e social ‘Laudato Si’ com mais de 200 recomendações em defesa do ambiente e da vida humana.