comprehensive-camels

Património: Lançamento do concurso para concessão dos edifícios do Santuário do Cabo Espichel

20210514-santuario-cabo-espichel

O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel integra o programa Revive com o objetivo de valorizar e recuperar o património. A cerimónia de lançamento do concurso terá lugar na próxima terça-feira, 18 de maio.

D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, marcará presença no evento bem como o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus.

“O Santuário do Cabo é um dos 49 imóveis inscritos no Revive, programa conjunto dos Ministérios das Economia, das Finanças, da Defesa e da Cultura, com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, que pretende valorizar e recuperar o património devoluto, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do País” informa a Câmara Municipal de Sesimbra em nota publicada na sua página oficial.

Segundo a autarquia, “a integração do Santuário no programa Revive é mais um passo nesse sentido, pois permite que o Cabo Espichel entre numa plataforma abrangente, com mais visibilidade perante os possíveis investidores nacionais e estrangeiros e que, para além disso, dá acesso a uma linha de financiamento de 150 milhões de euros para apoio ao investimento privado”.

A Confraria de Nossa Senhora do Cabo e o Município de Sesimbra assinaram, em 2018, um protocolo de cooperação com objetivo de executar obras de reabilitação das alas norte e sul do Santuário. Com o protocolo firmado, a Confraria cedeu à Autarquia o direito de superfície da ala sul, por um período de 40 anos, de forma a assegurar a viabilidade económica da reabilitação dos edifícios e futura exploração turística e/ou cultural do complexo do Santuário.

A Câmara Municipal de Sesimbra, que em 2017 adquiriu a ala norte do edificado à Direção Geral do Tesouro e Finanças, tem realizado intervenções no espaço, recuperando os espaços exteriores, a Casa de Água e o aqueduto setecentista.

Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1950, o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel consiste num complexo arquitetónico civil e religioso, com tradição devocional e de peregrinação desde o século XIV.

A elevada afluência de peregrinos ao local, pautada pela constituição, em 1432, da Confraria de Nossa Senhora do Cabo, leva a que, entre 1701 e 1770, sejam erigidas as principais edificações que hoje compõem o complexo arquitetónico: Casa da Água; Igreja; Aqueduto; Mãe d’Água/poço Velho da Azóia; Poços; Casa da Lenha, Casa da Ópera; Hospedarias; Três Cruzeiros de Peregrinação e Cruzeiro de Chegada.

Atualmente, o culto no Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel encontra-se vivo, nomeadamente através das celebrações dos círios de Azoia, Palmela e Sesimbra, cujas festividades se realizam nos meses de março e abril e agosto e setembro, respetivamente.

No último fim de semana de setembro, a Festa em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, a mais antiga celebração da região, com mais de 600 anos, continua a atrair a este lugar singular centenas de peregrinos, que aproveitam estes dias para um tempo de reflexão espiritual.

JM

Foto: VisitSesimbra

Partilhe nas redes sociais!
14 de Maio de 2021