São Lourenço de Alhos Vedros: Comunidade oferece uma nova coroa à Imagem da Virgem Santa Maria do Rosário de Fátima

20210517-coroacao-nossa-senhora-alhos-vedros (6)

No dia 12 de maio foi coroada a Imagem da Virgem Santa Maria do Rosário de Fátima presente na Igreja de São Lourenço de Alhos Vedros. Esse momento foi solenizado com a celebração das Vésperas, cantadas, sob presidência do Padre Nuno Pacheco, pároco-moderador.

Testemunho de Carina Carrilho, da Paróquia de São Lourenço de Alhos Vedros

No cumprimento das regras sanitárias, a Igreja alcançou a sua lotação uma hora antes da celebração, tendo largas dezenas de fiéis ficado no espaço exterior a acompanhar este momento, que terminou com a oração do terço.

Nos momentos dessa celebração, descobrimos que o costume de representar a Virgem Santa Maria adornada com a coroa incrementou-se desde o tempo do Concílio de Éfeso (ano 431), tanto no Oriente como no Ocidente. Já o costume de serem coroadas as imagens pelos fiéis, propagou-se no Ocidente sobretudo a partir dos fins do século XVI. A partir do século XIX alguns desses ritos para a coroação das imagens da Virgem Maria foram assumidos pela liturgia romana.

A importância desse rito leva-nos a reconhecer que Maria deve ser considerada e invocada como Rainha. A este respeito diz-nos a Constituição Dogmática sobre a Igreja Lumen gentium no número 59: “terminado o curso da sua vida terrena,[Maria] foi elevada à glória celeste em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como Rainha do universo, para ser mais plenamente configurada com Cristo seu Filho, Senhor dos senhores, vencedor do pecado e da morte”.

O Papa Paulo VI afirmou que «a piedade da Igreja para com a santíssima Virgem pertence à própria natureza do culto cristão». Tendo recebido Maria por mãe, à sua proteção recorremos, implorando-a em todos os perigos e necessidades, tanto as do corpo como as da alma. É por isso que faz todo o sentido agradecer à nossa Mãe do Céu por nos cobrir com a sua mão protetora neste tempo tão conturbado da nossa história, onde tantos sofrem com a crise provocada pelo novo coronavírus.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, continua a olhar por todos os teus filhos e filhas!

Carina Carrilho, Paróquia de São Lourenço de Alhos Vedros

17 de Maio de 2021