CNE: Escuteiros ajudam o Banco Alimentar com recolha de alimentos na comunidade

20210520-banco-alimentar-cne

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) tem em curso uma operação de recolha de alimentos junto da comunidade, que serão entregues ao Banco Alimentar.

Esta iniciativa procura atenuar os efeitos do cancelamento da campanha que, nos seus moldes habituais decorria nas grandes superfícies comerciais. Uma vez que esta voltou a ser suspensa em virtude da situação extraordinária que continuamos a viver, provocada pela pandemia do Covid-19, os escuteiros mobilizaram-se a nível nacional numa ação de sensibilização e recolha de alimentos junto da comunidade acolhendo os donativos nas suas estruturas locais.

Entre os dias 17 e 27 de maio é possível entregar géneros alimentares não perecíveis junto dos agrupamentos. Basta consultar as redes sociais do agrupamento de escuteiros mais próximo ou a paróquia, para ficar a par das horas e locais de recolha.

As juntas regionais de todo o país, irão depois fazer a recolha destes alimentos junto dos agrupamentos do CNE a fim de encaminhar estes donativos para as estruturas do Banco Alimentar contra a Fome.

O envolvimento do CNE nas campanhas do Banco Alimentar é uma missão de sempre e nestes tempos alterados pela pandemia, os escuteiros católicos não poderiam ficar à margem deste esforço solidário.

Na Região de Setúbal do CNE, a campanha segue os mesmos moldes, com todos os agrupamentos a divulgar horas e locais em que os donativos podem ser entregues.

No final do mês, todos os bens doados serão encaminhados para o armazém do Banco Alimentar situado na região de Setúbal.

Nestes tempos difíceis torna-se ainda mais urgente o cuidar do próximo e o envolvimento dos escuteiros nesta frente de “fraternidade e amizade social” como o Papa Francisco refere na Encíclica Fratelli Tutti.

Massas, arroz, azeite, óleo, conservas, leite, açúcar, cereais ou farinhas lácteas (alimentação de bebés), grão ou feijão são apenas sugestões do tipo de alimentos que podem ser doados.

Toda esta operação solidária decorre no cumprimento das regras de segurança sanitária com todos os elementos do CNE a cumprir as normas relativas a equipamentos de proteção e higienização dos espaços.

O Banco Alimentar contra a Fome é uma estrutura social que nasce da sociedade civil e que se articula com muitas instituições de solidariedade social que trabalham na primeira linha da identificação e apoio às situações de fragilidade.

Em 2020, o Banco Alimentar de Setúbal recolheu mais de 5900 toneladas de alimentos, distribuídas por 201 instituições para apoiar cerca de 40 mil pessoas.

Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas

20 de Maio de 2021