comprehensive-camels

Sarilhos Grandes: Projeto de investigação SAND promove ciclo de conferências

20210524-projeto-sand-conferencia-maio

Entre maio e novembro de 2021, o SAND – Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos – irá convidar vários investigadores para falar sobre as diversas áreas temáticas abordadas no projeto. A primeira sessão decorre dia 27 de maio, pelas 18 horas, sobre “Alimentação em Sarilhos Grandes entre o período medieval e moderno”.

A equipa multidisciplinar prevê um conjunto de sessões com investigadores nacionais e internacionais sobre diferentes aspetos do trabalho de pesquisa e escavação realizado, começando pela alimentação.

“A alimentação e a dieta tornaram-se uns dos aspetos mais estudados do passado. E não só. Todos nós podemos ver como as pessoas estão interessadas em comida de uma forma nunca vista antes. Alguns termos como “paleodieta” foram até emprestados na atualidade para descrever um tipo de dieta que se supõe ser mais próxima do que o nossos antepassados comiam e, portanto, mais saudável. De onde vem esse interesse? Comer é uma ação essencial para a nossa sobrevivência, mas ao mesmo tempo é muito mais do que isso. O tipo de alimento que comemos e com quem o partilhamos são fatores que falam da nossa identidade e da nossa história” refere a equipa na nota de divulgação publicada na rede social Facebook.

Os investigadores estão interessados em estudar a dieta das populações do passado “tanto pelo ponto de vista económico e pela exploração dos recursos, mas também pelas histórias que a alimentação e a dieta podem contar sobre a sociedade, as relações entre as pessoas e a sua posição na sociedade”.

“Os isótopos estáveis são uma das ferramentas que os bioarqueólogos possuem para reconstruir a dieta no passado. Nesta apresentação vamos falar sobre como funciona esta metodologia e as questões que podem ser abordadas através dela em relação à comida em Sarilhos Grandes entre o período medieval e o moderno” concluem.

As conferências decorrem sempre às 18 horas, terão uma duração máxima de 1 hora e serão transmitidas em direto através do facebook e através de uma ligação zoom, disponibilizada na página do projeto.

O SAND consiste num estudo histórico, arqueológico, biológico e antropológico da população ribeirinha de Sarilhos Grandes, no período medieval e moderno (séculos XII a XVIII).

A equipa multidisciplinar está a recolher novos dados com o objetivo de caraterizar a dieta, as patologias e os rituais funerários da população local, bem como identificar novos elementos de contacto com o Oriente e o Ocidente, no âmbito da Expansão Portuguesa.

A iniciativa científica é realizada em parceria com a Diocese de Setúbal, a Câmara Municipal do Montijo, o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra e outras entidades, públicas e privadas.

JM

 

Sarilhos Grandes: projeto arqueológico SAND abre as portas à comunidade

Projeto SAND: primeiras escavações arqueológicas em Sarilhos Grandes

Partilhe nas redes sociais!
24 de Maio de 2021