comprehensive-camels

Bispos promovem encontro de formação sobre proteção de menores

20200715-cep-conferencia-episcopal-portuguesa

Iniciativa vai reunir em Fátima responsáveis das comissões diocesanas, sob orientação de especialista do Vaticano. A Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Setúbal participa no encontro com a presença da coordenadora, Maria da Graça Pacheco, e mais dois elementos da equipa.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai promover este sábado, em Fátima, um encontro de formação sobre o tema da proteção de menores, com o jesuíta Hans Zollner, membro da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores (Santa Sé).

A iniciativa destina-se a bispos e membros das comissões diocesanas que, nos últimos anos, foram nomeadas para este setor, por determinação do Papa Francisco.

O padre Zollner é presidente do Centro para a Proteção de Menores, integrado no Instituto de Psicologia da Universidade Pontifícia Gregoriana.

O programa vai abordar, durante a manhã de sábado, os temas da “a proteção de menores e de pessoas vulneráveis como parte integrante da missão da Igreja” e a “missão das comissões diocesanas para a proteção de menores e de pessoas vulneráveis”. A tarde será ocupada em reflexão por grupos, seguindo-se um diálogo com o padre Hans Zollner.

O religioso jesuíta integra, desde 2003, o corpo docente do Instituto de Psicologia da Universidade Pontifícia Gregoriana, da qual também foi Vice-Reitor académico entre 2010 e 2019. Desde 2014 é membro da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, criada nesse ano pelo Papa Francisco, sendo ainda consultor na Congregação para o Clero.

A CEP publicou a 1 de janeiro de 2021 as suas novas diretrizes para a “proteção de menores e adultos vulneráveis”, sublinhando uma atitude de vigilância nas várias atividades pastorais e de colaboração com as autoridades.

“Os menores e os mais vulneráveis merecem ser tutelados por todos os meios à disposição, não só da Igreja, mas também da sociedade, dando especial importância à colaboração com as autoridades civis e recorrendo a especialistas qualificados de várias áreas disciplinares”, refere o documento.

Os bispos apresentam um conjunto específico de normas ao tratamento de casos de abuso sexual, seguindo as orientações da Santa Sé, de forma a “escutar, acompanhar e garantir uma adequada assistência médica, espiritual e social às vítimas dos abusos e aos seus familiares, no âmbito das atividades eclesiais”.

Recorde-se que o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, constituiu a 13 de junho de 2020 a Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis na Diocese “com o encargo de colaborar para promover na Diocese um ambiente de segurança, são relacionamento e cuidado dos mais novos e mais frágeis; prevenir comportamentos atentatórios da dignidade destas pessoas; acolher e cuidar daqueles que possam ser vítimas de abuso e comportamentos desviantes”.

Agência Ecclesia e JM

Bispo de Setúbal constituiu Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis

Conferência Episcopal publica novas orientações para «proteção de menores e adultos vulneráveis»

Partilhe nas redes sociais!
26 de Maio de 2021