Frei Luís de Sousa: Externato Diocesano promoveu segunda peregrinação a Fátima durante a noite

20210527-peregrinacao-frei-luis-de-sousa (4)

Alunos, professores, famílias e colaboradores da “família Frei” percorreram 19 quilómetros, da Batalha em direção ao Santuário de Fátima.

Um grupo de cerca de 80 alunos, acompanhados pelo diretor da instituição, Diácono Fernando Magalhães, e pelo capelão, Padre Rui Gouveia, peregrinaram a pé para Fátima durante a noite de 21 para 22 de maio, chegando à Capelinha das Aparições pelas 5 horas da madrugada.

“Aí, num ambiente envolvente de total silêncio, o grupo procedeu à Saudação à Virgem, na Capelinha das Aparições, num momento de oração orientado pelo Padre Rui Gouveia, fazendo corolário de todo os momentos de oração vividos ao longo do caminho, sob o tema “Os sonhos de São José”, sublinha o Externato em nota informativa enviada à Diocese.

“Ali entregámos todos, deixámos pedidos e agradecimentos e também todos os nossos sonhos. Em Fátima, a Mãe acolheu toda a Família Frei no seu Imaculado Coração”, acrescentam.

Peregrinação permitiu “processo profundo de autoconhecimento”

Madalena Ribeiro, aluna do 12º ano, conta que este caminho “teve tanto de partilha coletiva, como de introspeção individual”.

“Por um lado, este percurso até Fátima simbolizou um momento muito bonito de convívio e conexão entre todos, que no contexto pandémico em que vivemos, ganhou todo um novo sentido, visto que potenciou o fortalecimento das nossas relações interpessoais e dos laços de união que prevalecem sempre, apesar das circunstâncias. No entanto, o aspeto mais incrível desta viagem mágica foi mesmo a possibilidade que tivemos de usufruir de cada passo que demos, de cada cenário observado, de cada oração, de cada pausa, de cada minuto de silêncio, de todos estes pequenos grandes pormenores que no dia a dia, com a azáfama da rotina em que estamos inseridos, nos passam despercebidos.”

“Na realidade, embora tenhamos ido em peregrinação no sentido literal da palavra, este conceito abrangeu toda uma dimensão espiritual na qual cada um de nós pode sentir e vivenciar a experiência à sua maneira, sendo que esta nos tocou a todos de formas distintas, não deixando ninguém indiferente. Assim, abrimos um diálogo interior que nos permitiu refletir, colocar as ideias em ordem, restabelecer as nossas energias e, acima de tudo, que nos permitiu crescer e embarcar num processo profundo de autoconhecimento” confidencia a estudante.

Álvaro Borges, colaborador do Externato diz que foi uma “sensação única”, “arrepiante”, um “momento de partilha e de paz interior”. “Regresso mais rico e de coração cheio. É uma experiência a repetir”, acrescenta.

A professora Lúcia Rocha confessa, em testemunho, que já foi a Fátima muitas vezes, mas esta foi a mais especial. “Unidos pela fé e por entre silêncios, risos e conversas, caminhámos todos juntos até ao Santuário. Que bom que foi!”

O grupo repousou no pavilhão de uma escola católica de Fátima, que generosamente os acolheu.. Nesse local foi celebrada a Eucaristia, que encerrou a peregrinação.

27 de Maio de 2021