LOC/MTC: grupos de base da Diocese de Setúbal celebraram Dia da Solidariedade

20210527-loc-mtc-solidariedade

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) da Diocese de Setúbal promoveu encontros de reflexão sobre o valor da Solidariedade, naquele que foi o seu regresso às atividades presenciais.

No passado dia 23 de maio de 2021, Domingo de Pentecostes, os grupos de base LOC/MTC da Diocese de Setúbal, reiniciaram a sua atividade em simultâneo, presencialmente, com a normalidade possível no contexto pandémico, tendo um grupo permanecido em encontro digital. Em comum, refletiram o valor da Solidariedade.

Em nota enviada à Diocese, a LOC/MTC esclarece que o mês de maio é habitualmente dedicado ao valor da solidariedade, incluindo na sua programação celebrações e reflexões sobre a experiência deste valor não só no mundo do trabalho mas também nas vivências pessoais.

Os trabalhadores cristãos acreditam que “a solidariedade não é só monetária, é também compromisso, amizade, proximidade. É escutar, é partilhar, é dar atenção à família, aos vizinhos, aos amigos, aos mais idosos, aos colegas de trabalho… No Evangelho encontramos pistas para a solidariedade: a Parábola do Bom Samaritano e a da pobre viúva que deu tudo quanto tinha são alguns exemplos.”

“É preciso acompanhar o evoluir da sociedade, estar atentos aos sinais, neste mundo sempre em mudança” adverte o Movimento, realçando o impacto do “progresso das novas tecnologias” e da “situação social e laboral em expansão”.

Em matéria de solidariedade, a Liga Operária Católica defende ainda “uma opinião crítica” em relação às decisões políticas em áreas como a justiça, a saúde e a liberdade, mantendo uma atitude de luta “contra a pobreza, as desigualdades, a falta de trabalho, a negação dos direitos laborais e tudo o que leve à falta da dignidade da pessoa”.

“Ser solidário é construir um mundo com mais dignidade”, concluem os trabalhadores cristãos, afirmando o seu compromisso e dever de serem “profetas de esperança” para os mais vulneráveis.

“Neste mês somos ainda convocados para uma contribuição extra, com um dia de salário, que permite ao Movimento realizar encontros a nível nacional e internacional, bem como outras movimentações que facilitem à LOC/MTC cumprir a sua missão da evangelização no mundo do trabalho”, informam.

27 de Maio de 2021