Diocese: D. José Ornelas constituiu o Conselho Presbiteral para o quinquénio 2021-2026

20210601-conselho-presbiteral-2021-2026 (1)

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, formalizou esta quinta-feira, 3 de junho, Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a constituição do novo Conselho de Presbíteros para o quinquénio 2021-2026.

Os membros do Conselho Presbiteral agora nomeados entram em funções na primeira reunião convocada a partir da data desta nomeação, por um período de cinco anos.

De acordo com os Estatutos do Conselho de Presbíteros da Diocese de Setúbal, o Conselho Presbiteral é o “senado do Bispo”, um órgão de consulta para questões relacionadas com o governo da diocese e a ação pastoral, assegurando a representação orgânica do Presbitério, na diversidade das funções, da distribuição geográfica e dos níveis etários. É, simultaneamente, “expressão da comunhão entre o Bispo e o seu Presbitério e dos Presbíteros entre si” e “instrumento de corresponsabilidade pastoral entre o ministério episcopal e o ministério presbiteral, organicamente associados pelo sacramento da Ordem”.

O Conselho de Presbíteros é constituído por membros natos, em função dos cargos que desempenham; membros eleitos que representam o presbitério nas diversas funções, áreas da diocese e idades e membros escolhidos pelo Bispo diocesano.

Leia, em seguida, o comunicado do Bispo diocesano e veja as fotos dos membros do Conselho.

Constituição do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal para 2021-2026

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal:

Concluídas as eleições para os representantes dos Presbíteros da Diocese, e tendo designado alguns outros Presbíteros, de acordo com as normas do Direito Canónico e da Diocese,

Constituo o Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal
para o quinquénio 2021-2026, como se segue:

Membros natos:

• Pe. José João Aires Lobato (Vigário Geral)
  • Cón. Samuel Saul Rodrigues (Vigário Judicial)
  • Pe. Luís Miguel Matos Ferreira (Vigário Episcopal para a Pastoral)
  • Pe. David Tiago Conceição Caldas (Ecónomo)
  • Pe. Rui Augusto Jardim Gouveia (Reitor do Seminário)

Membros eleitos:

• Pe. Carlos Filipe L. Ramos da Silva (Vigararia de Almada)
  • Pe. Marco Fernando da Silva Luís (Vigararia de Almada)
  • Pe. António Sílvio Couto da Silva (Vigararia do Barreiro-Moita)
  • Pe. Tiago Miguel Pinto Veloso (Vigararia do Barreiro-Moita)
  • Pe. José Carlos Caetano Eugénio (Vigararia da Caparica)
  • Pe. Silvério Fernando da Silva Rebelo (Vigararia do Montijo)
  • Pe. Cláudio Miguel Tavares Rodrigues (Vigararia de Palmela Sesimbra)
  • Pe. António Manuel Rodrigues Estêvão (Vigararia do Seixal)
  • Pe. António Sérgio Alves Quelhas (Vigararia do Seixal)
  • Pe. Álvaro Artur Pinto do Lago (Vigararia de Setúbal)
  • Pe. Fernando Maio de Paiva (Vigararia de Setúbal)
  • Pe. João Paulo Gomes Duarte (Representante dos Presbíteros mais novos)

Membros escolhidos pelo Bispo:

• Pe. Casimiro Simão Abreu Henriques
  • Pe. José Manuel Salgueiro Teixeira de Abreu
  • Pe. José Rodrigo da Silva Mendes

Que o Senhor, Bom Pastor, acompanhe os Presbíteros que constituem este Conselho, a fim de que exerçam o seu ministério em comunhão com o Bispo, sejam, com ele, promotores da unidade e sinodalidade da Igreja diocesana, reconhecendo e acolhendo os dons do Espírito que promove a caridade entre os irmãos e conduz a Igreja à missão de anunciar com credibilidade e alegria o Evangelho, nesta terra e em todo o mundo.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, a 3 de junho de 2021, na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

O Bispo

D. José Ornelas Carvalho