Pragal: Paróquia de Cristo Rei celebrou o Sacramento do Crisma

20210604-crismas-pragal-banner

No passado Domingo, dedicado à Santíssima Trindade, foi com festa que seis jovens da paróquia de Cristo Rei (Pragal) receberam a confirmação do Batismo, o Crisma, numa celebração presidida por D. José Ornelas de Carvalho, concelebrada pelo padre Pedro Baldaia (atual pároco) e pelo padre Horácio Noronha (pároco emérito do Cristo Rei – Pragal).

Para D. José Ornelas, como referiu na homilia, “o mundo tem de ser melhor e isso depende de nós…” numa clara alusão ao que se passa no mundo derivado da pandemia. Mas falando sobre a característica peculiar de sermos todos cristãos e de nos darmos a Cristo reforçou a ideia de que “aqui toda a gente toca e dança ao som do Evangelho”, uma vez que nos encontramos para celebrar um acontecimento que cada um de nós revive nesta celebração. No entender de D. José Ornelas, todos juntos podemos fazer a diferença, mas sempre enquadrados no Evangelho e na assistência ao próximo.

Com este propósito referiu que “todos vão caminhar juntos com o dom do Espírito Santo e que este mesmo Espírito, dá-vos a capacidade de ajudar e trabalhar em prol de um bem maior…” reforçando a ideia que os recém crismados devem estar prontos para servir e ajudar as pessoas que necessitem.

Enquadrando a luz do batismo, referiu que “a felicidade está em dar luz, e quanto mais dermos, mais luz receberemos”. Sendo que Jesus é o Caminho, a Paz e a Luz, estaremos sempre a caminhar para o encontro com Deus, uma vez que Jesus é o grande farol que nos guia neste caminho.

Este foi o mote para os novos crismados, enquanto novas luzes, ajudarem e trabalharem todos juntos em prol de um bem maior.

Para a comunidade da Paróquia de Cristo Rei (Pragal) este foi momento de alegria, sendo o culminar de um longo processo de aprendizagem e de amizade que se gerou entre os jovens.

Gabriela Godinho e José Carlos Henrique

Fotos: José Carlos Henrique