Anunciada/Setúbal: D. José Ornelas abençoou a recém-restaurada Capela da Ressurreição

20210526-anunciada-bencao-capela-da-ressurreicao (8)

Capela Mortuária da Igreja Paroquial da Anunciada passou por um necessário processo de restauro e foi ornamentada com um novo painel de traço bizantino.

No passado dia 25 de maio, foi reaberta a Capela Mortuária da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, com celebração da Eucaristia presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal.

“Vamos dedicar a Capela a um momento fundamental da nossa vida que é a passagem desta vida para os braços do Pai do Céu” referiu o bispo diocesano na sua homilia.

“Este é um espaço onde nos confrontamos com o drama da nossa fragilidade que atinge o limite da nossa vida terrena. Um lugar destes acompanha a nossa fragilidade, mas ao mesmo tempo é sinal de esperança que a Ressurreição gera”, elucidou.

O prelado realçou a importância de um espaço nas paróquias “onde se possa celebrar o mistério fundamental da vida com dignidade”, algo que sentimos com extrema necessidade durante a pandemia, em que muitas famílias não conseguiram fazer devidamente o luto.

Na mesma linha, e comentando o Evangelho proclamado na celebração, D. José Ornelas afirma que Maria, ao fazer o seu Filho morrer, “acompanha Jesus na saída deste mundo”: “este é um momento telúrico, da vida que se fecha mas que se abre, com Maria aos pés da Cruz. É uma mãe que gera uma nova humanidade mas que não deixa de experimentar o drama e a dor”.

“A Ressurreição”

O espaço foi totalmente renovado e conta agora com um painel de traço bizantino, denominado “A Ressurreição”. Na explicação da autora, Maria José Brito, este auto-relevo é inspirado num fresco da Igreja de Chora, na atual Turquia, importante referência da arte bizantina.

No centro do painel está Jesus ressuscitado que, tendo descido à mansão dos mortos e destruídos os seus portões, segura pela mão Adão e Eva e com eles todos os mortos para os conduzir à ressurreição. Vários personagens da História da Salvação, das gerações anteriores, estão representados: santos, profetas, com João Batista à direita e Abel, o primeiro dos mortas na história bíblica, à esquerda.

O Padre Fernando Paiva, Pároco de Nossa Senhora da Anunciada, saudou os presentes e agradeceu o empenho de todos os que se envolveram no restauro da capela, que “deu resposta a uma necessidade” de resolver alguns problemas que o espaço apresentava e que agora torna possível o acolhimento, “com beleza”, de todos os que ali vierem se despedir de quem parte.

Enfatizou os agradecimentos à autarquia, nas pessoas da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do Presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Manuel Canas, ao Padre Florentin Dobrescu da Igreja Ortodoxa Romena de Setúbal, à autora da nova obra emblemática da capela, a escultora Maria José Brito, bem como aos muitos paroquianos bem-feitores que colaboraram neste projeto.

JM

Legenda: 1. Rei David, 2. Adão, 3. Rei Salomão, 4. S. João Batista, 5. Eva, 6. Abel, 7. Moisés, 8. Profeta Elias.

08 de Junho de 2021