A Conferência Vicentina de São Pedro de Palmela recebeu a Medalha Municipal de Mérito, Grau Prata, como forma de reconhecimento pela “disponibilidade, compromisso e dedicação ao serviço da comunidade”.
A cerimónia pública de entrega das condecorações decorreu no passado dia 1 de junho, Dia do Concelho de Palmela, no Cineteatro São João. A instituição caritativa da Paróquia de Palmela foi distinguida na categoria “Cidadania e Solidariedade”, entre as 39 pessoas e entidades homenageadas na ocasião.
A Conferência Vicentina de São Pedro de Palmela é filiada na Associação S.S.V. Paulo – Sociedade de São Vicente de Paulo- Portugal e existe há 50 anos.
“Quando a conferência foi criada na década de sessenta existia um grupo grande de pessoas que foram desaparecendo: hoje, no ativo, são somente 6 vicentinos. A conferência debate-se neste momento com a falta de voluntários para serem vicentinos”, explica à Diocese Evangelina Nunes Dias, Presidente da Conferência de Palmela.
A ação diária da conferência contempla diferentes áreas de atuação, desde a ajuda na área da saúde ou apoio no pagamento às despesas de habitação (rendas da casa, gás, energia, água e alimentação) a famílias carenciadas do concelho de Palmela e fora do concelho (Azeitão e Setúbal).
“Existe uma rouparia onde um dia por semana é feita a distribuição. Também são distribuídas mobílias e alguns electrodomésticos que são ofertados”, afirma a responsável.
Com a pandemia, a procura de bens alimentares aumentou consideravelmente devido ao desemprego e à crise social que se instalou, obrigando a um esforço redobrado dos seus membros, é ao desenvolvimento de novas parcerias com entidades oficiais, autarquias, comércio local e muitos anónimos que colaboram na ação da instituição.
Atualmente os Vicentinos de Palmela ajudam regularmente 135 famílias num universo de 420 pessoas.
JM c/Evangelina Nunes Dias
Fotografias: Câmara Municipal de Palmela