RCC: “Efusão prepara discípulos missionários, cheios da força e dos carismas do Espírito Santo”

2021-05-22- Efusão do Espírito Santo- Pavilhão no Santuário do Cristo Rei (158)

O Renovamento Carismático Católico da Diocese de Setúbal realizou o seu Retiro Espiritual para a Efusão do Espírito Santo, no fim de semana de Pentecostes, no dia 22 de junho, no Pavilhão do Rosário, Cristo Rei, em Almada.

Este ano, em que a pandemia ainda não está completamente dominada, o encontro teve a particularidade de ser híbrido, ou seja, foi presencial para as pessoas que puderam estar presentes e dentro da lotação permitida pelo Santuário e das regras da DGS, mas também foi transmitido em direto para todos os que não puderam estar presentes. A própria transmissão representou um desafio, uma vez que, por enquanto, ainda não há acesso a comunicações no interior do Pavilhão do Rosário, mas os conhecimentos dos membros da Equipa de Serviço permitiram ultrapassar esse problema com sucesso. Presencialmente estiveram cerca de 150 pessoas, estando muitas outras a seguir o encontro em direto pelo Zoom.

Este Retiro corresponde ao quinto encontro, ou Seminário, desta caminhada, que ainda decorre até meados de junho, por Zoom. Cada encontro semanal, tem um tema específico com uma apresentação previamente gravada de meia hora e uma reunião de 40 minutos em pequenos grupos, onde as pessoas partilham a sua experiência de vida e crescimento na fé. Quando estes Seminários terminarem, continuará a haver oração comunitária online no mesmo horário, às quartas-feiras às 21h, o que se tem revelado muito útil para chegar a pessoas que de outra forma não poderiam participar, quer no país, quer no estrangeiro. À medida que vão sendo realizados, os ensinamentos e outro material associado ficam disponíveis no site seminariosvidanova.pt

Este Retiro da Efusão, ou Batismo no Espírito Santo, como também é designado noutros países, é a parte fulcral desta caminhada de oito semanas, conhecida por “Seminários de Vida Nova no Espírito”. É neste encontro que um conjunto de irmãos preparados, leigos ou clérigos, ora sobre cada irmão impondo-lhe as mãos para que recebam a Efusão, ou seja, para que o Espírito Santo que já está em si, se manifeste na sua vida e os transforme em discípulos missionários, como Jesus pediu. E esta transformação operada na Efusão é de tal forma evidente e importante que o Papa Francisco tem pedido para que se faça nas paróquias de todo o mundo.

Neste Retiro, receberam a Efusão 90 pessoas presencialmente e 30 por Zoom, através de salas previamente criadas e com total confidencialidade, ou seja, houve 120 irmãos que receberam a Efusão! Este número foi mais do dobro do ano 2019, anterior à pandemia, onde apenas 49 fizeram a Efusão. A Equipa de Serviço de Setúbal não tem dúvidas de que os meios de comunicação online são um complemento indispensável aos encontros presenciais e que, portanto, deverão continuar.

Como tem sido hábito, o Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, fez-nos uma visita que muito nos honrou e alegrou. Na sua alocução, deu-nos a conhecer que iria, no dia seguinte, Solenidade de Pentecostes, proclamar o Caminho Sinodal que vai conduzir a Igreja de Setúbal ao seu Primeiro Sínodo Diocesano, no cinquentenário da criação da Diocese. Ao explicar-nos o seu significado, mostrou-nos o quanto é importante este caminhar juntos em Igreja, para o anúncio e a construção do Reino de Deus.

O Coordenador Diocesano, Francisco Cercas, agradeceu ao Senhor Bispo a sua presença e as palavras que a todos dirigiu, enfatizando também o quanto é importante este Retiro e esta Efusão para preparar discípulos missionários, cheios da força e dos carismas do Espírito Santo, aptos para a construção deste caminho conjunto em Igreja.

O Retiro, em que estiveram presentes dois Presbíteros e um Diácono, terminou com a celebração da Eucaristia às 18h e foi presidida pelo Rev.º Padre Sílvio Couto. No final, Francisco Cercas agradeceu a colaboração de todos os que participaram e tornaram possível a realização deste encontro, quer na sua vertente presencial, quer na sua vertente online. Na vertente presencial, agradecemos de forma especial à Irmã Claudete Boldori e ao Reitor do Santuário do Cristo Rei, Rev.º Padre Carlos Filipe, que proporcionou todas as condições, incluindo pessoal da manutenção, para ajudar a concretizar a ligação online, sem a qual outras pessoas, nomeadamente de países como o Luxemburgo, não poderiam ter participado. O Retiro terminou pouco depois das 19h com cânticos de alegria, fruto da transformação operada pelo Senhor!

Francisco Cercas, responsável pelo Renovamento Carismático Católico na Diocese de Setúbal

08 de Junho de 2021