Ecumenismo: Celebração marca 50º aniversário do Conselho de Igrejas Cristãs

Child hands holding and caring a young green plant, Seedlings ar

O Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) vai celebrar o seu 50º aniversário com uma celebração Ecuménica no dia 12 de junho, às 15h00, onde vai ser assinado o memorando para o programa «Eco Igrejas Portugal».

Na qualidade de presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas marcará presença em representação da Igreja Católica.

“No decorrer da celebração será assinado um Memorando de entendimento para o desenvolvimento do programa «Eco Igrejas Portugal»”, pode ler-se em comunicado publicado na página oficial da COPIC.

Este programa “visa a promoção da ética da sustentabilidade, contida nos princípios eco teológicos do cristianismo e a aplicação nas diferentes Igrejas e comunidades cristãs de indicadores de diagnóstico, educação e gestão ambiental visando uma melhoria continua da sustentabilidade ecológica”.

A ONG A Rocha lidera este programa que terá como parceiros para além do COPIC, a Aliança Evangélica Portuguesa, a Rede Cuidar da Casa Comum/Fundação Gonçalo da Silveira e a Conferência Episcopal Portuguesa.

O comunicado anuncia ainda que vão ser “assinalados o 20º aniversário da Lei da Liberdade Religiosa em Portugal e o 20º aniversário da Carta Ecuménica para a Europa, documento histórico cujas linhas mestras visam o aumento da colaboração entre as Igrejas promovendo a construção de uma Europa mais democrática e pacifica”.

A celebração, que acontece na Catedral Lusitana de S. Paulo, em Lisboa, poderá ser seguida em direto nas plataformas digitais do COPIC, dado que o acesso presencial está condicionado.