Vocações: Igreja Católica convida a rezar pela santificação do clero

O presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), D. António Augusto Azevedo, escreveu uma nota sobre o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que se celebra esta sexta-feira, convidando à participação das comunidades católicas em Portugal.

A iniciativa do Papa São João Paulo II, em março de 1995, de instituir um Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, coincidindo com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, tem “merecido uma adesão crescente na vida da Igreja”, refere D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

O bispo de Vila Real destaca que, passadas mais de duas décadas, a jornada de oração “parece ter ainda maior atualidade, tendo em conta o facto de que as referências públicas ao clero são, muitas vezes, negativas”.

Tendo presente o exemplo do Papa Francisco que repetidamente pede que rezem por ele, D. António Augusto Azevedo apela a que os cristãos “rezem mais pelos seus pastores”.

A celebração anual, indica o presidente da CEVM, tem contribuído para “uma maior consciência da importância desta intenção” e tem ajudado “a reforçar a oração pelos sacerdotes”.

“A santificação dos sacerdotes servirá de sinal e estímulo à santificação de todos os crentes”, finaliza.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios disponibiliza, online, um conjunto de subsídios para a celebração desta jornada de oração.