comprehensive-camels

CNE: Escuteiros da Região de Setúbal preparam o futuro em Conselho Regional

20210611-cne-setubal-conselho-regional (2)

O Montijo acolheu aquele que foi o último Conselho Regional (CR) antes do processo eleitoral que se avizinha e que dotará a Região de uma nova Junta Regional e Conselho Fiscal.

O Pavilhão Municipal do Montijo, pelas características físicas que permitiam a reunião em segurança dos conselheiros, foi o local escolhido para este CR.

Os trabalhos começaram com o Assistente Regional, padre João Rosa, a lembrar a proximidade do Dia de Portugal e a importância de “não esquecermos a nossa história e a memória, importantes na vida de qualquer cidadão e também do cristão”.

Lembrando os princípios do escutismo, este sacerdote recordou que “a fé tem de estar presente na nossa vida e nas atividades que promovemos para os nossos escuteiros”.

A Chefe Regional, Ana Margarida Chagas marcava o arranque da ordem dos trabalhos com a apresentação ao CR de um voto de pesar pelo falecimento da Dirigente Maria de Lurdes Barral, falecida no passado dia 19 de maio.

O voto de pesar tem em conta “o seu enorme serviço no Agrupamento 54 do Monte da Caparica de que foi fundadora, na Região onde foi Chefe Regional e no CNE onde foi sempre referência de retidão e de espírito de serviço” sublinhou a atual Chefe Regional que concluía com a afirmação: “Lembrada por muitos como a sua Chefe Regional, ficará para sempre, com grande saudade, na história do escutismo de Setúbal”.

Este voto de pesar foi aprovado com a unanimidade deste CR.

 

Seguiu-se a apresentação do plano e orçamento para o ano 2021/2022. A responsável pelo executivo regional reconheceu a dificuldade do momento que atravessamos, afirmando ser uma “tarefa ingrata” apresentar um plano que será posto em prática por aqueles que irão suceder a este executivo. Ainda assim, para Ana Margarida Chagas, este é um plano e um orçamento que toma como prioridade a retoma de atividades, a recuperação de efetivo, a organização interna de cada um dos agrupamentos e da própria Junta Regional.

Da votação que se seguiu, resultou a aprovação deste plano e orçamento. Os conselheiros decidiram também pela continuidade da atual Mesa do Conselho Regional por mais um triénio.

Foi ainda anunciado que o Centro Ambiental da Arrábida CEADA, está aberto às atividades, com regras próprias e específicas destes tempos de contingência. Nos próximos dias será apresentado um plano revisto, de forma a acautelar uma maior procura do campo para atividades, em virtude do Verão e das férias escolares.

Este CR lembrou também todos aqueles que se envolveram de uma forma mais direta no combate à pandemia, os escuteiros profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e bombeiros. Para o efeito, a cada um foi entregue um louvor regional que sublinha “os incansáveis serviços prestados durante a pandemia de Covid-19, o espírito de sacrifício, o esforço de entrega e dedicação com que prescindiram da sua vida pessoal e escutista em prol dos que foram confiados aos seus cuidados”

A Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas vai agora entrar em processo eleitoral para a Junta Regional e Conselho Fiscal. Nesse sentido a atual Chefe Regional pediu “que todos estejam recetivos para pensar a Região e nela, o papel de cada um, para perceber o que cada um pode dar de si para este projeto que é de todos: dar um escutismo de qualidade aos nossos jovens”.

A Região de Setúbal do CNE agradece ao Agrupamento 72 do Montijo e à Câmara Municipal do Montijo, todo o apoio prestado para a realização deste CR.

Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas

Partilhe nas redes sociais!
11 de Junho de 2021