D. José Ornelas recebeu D. Stepan Sus, Bispo da Igreja Ucraniana Greco-Católica

20210611-visita-bispo-igreja-greco-catolica-ucrania (2)

Na última quarta-feira, 9 de junho, o responsável pelo Departamento da Pastoral da Migração da Igreja Ucraniana Greco-Católica (UGCC) encontrou-se com D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, no âmbito da visita pastoral realizada a Portugal.

D. Stepan apresentou ao Bispo de Setúbal o recém-eleito Coordenador da Capelania da UGCC em Portugal, Padre Gavriil Tymchyk, da Ordem de São Basílio Magno.

Os Bispos falaram sobre a questão da assistência espiritual aos fiéis ucranianos na Diocese de Setúbal. Neste momento, está presente na diocese sadina um sacerdote da UGCC, Padre Ivan Petlyak, que realiza trabalho pastoral com as duas comunidades ucranianas existentes nas cidades de Setúbal e Montijo.

D. Stepan Sus agradeceu ao Senhor Bispo D. José Ornelas o seu apoio às comunidades ucranianas e pela oportunidade de os fiéis, estando fora do seu país, terem a possibilidade de rezar na sua língua nativa.

O Departamento da Pastoral da Migração, coordenado por D. Stepan Sus, é um órgão auxiliar no campo da pastoral dos fiéis da Igreja Ucraniana Greco-Católica em territórios onde não existem estruturas hierárquicas da Igreja.

Nazar Kruk, seminarista

Cada fiel “precisa de ser ouvido”

Em entrevista à Agência Ecclesia, o prelado ucraniano assinalou que a colaboração em Portugal mostra a “riqueza e comunicação cultural, espiritual”, que existe entre as Igrejas.

“Muitas vezes, os fiéis da Igreja Greco-Católica lembram aos fiéis de Portugal o que é ser verdadeiramente cristão, lembram a importância e o valor da família. Foi muito agradável ver, na Missa em Lisboa, mulheres, homens, famílias, mulheres grávidas, existem muitas tradições religiosas que os nossos fiéis ainda mantêm vivas”, disse D. Stepan Sus.

O bispo ucraniano indicou que cada fiel “precisa de ser ouvido” e esse é um dos desafios das comunidades migrantes, que “podem falar dos seus êxitos mas também das tristezas, amarguras e preocupações”.

“O desafio do sacerdote consiste em tentar corresponder a essas necessidades que as comunidades têm. A Igreja é um hospital espiritual onde cada pessoa quer receber aquele apoio que necessita, que merece”, salientou.