Opus Dei: Prelatura celebra 75 anos de presença em Portugal

Adicionar um título

“Dar meios espirituais para viver como bons cristãos no mundo no mundo” é a missão da prelatura pessoal da Igreja Católica.

Nos últimos meses têm surgido, um pouco por todo o país, iniciativas para comemorar e agradecer este 75º aniversário. Em Setúbal, terá lugar uma conferência no dia 17 de junho, intitulada “75 Anos de Caminho”, com a Doutora Marta Lince Faria. Além disso, por ocasião da festa de São Josemaria Escrivá, será celebrada, no dia 25 de junho às 19h, a Santa Missa – no átrio da Igreja do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, Montijo, presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

“Ao longo destes 75 anos, essa semente, que é uma pequena parte da Igreja Universal, cresceu e ajudou muitos cristãos a viver a fé com alegria e coerência. Pessoas empenhadas nas diversas dioceses portuguesas, nas suas paróquias, nas suas famílias e na sociedade, servindo a Igreja como a Igreja quer ser servida” refere, na nota enviada à Diocese, o Padre José Rafael Espírito Santo, Vigário Regional do Opus Dei.

O Opus Dei foi fundado em Madrid, no dia 2 de outubro de 1928, por S. Josemaria Escrivá de Balaguer, com a missão de “levar Cristo a todos os ambientes em que se realiza trabalho humano”. Portugal foi o primeiro país fora de Espanha onde o Opus Dei iniciou o seu trabalho apostólico, com a primeira viagem do fundador a Portugal que ocorreu entre 5 e 8 de fevereiro de 1945.

Em Portugal, em 2021, pertencem à Prelatura 1625 pessoas: 1027 mulheres e 598 homens, dos quais 33 padres da Prelatura e 56 padres incardinados nas suas dioceses.

Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica. Trata-se de uma instituição hierárquica composta por leigos, casados ou solteiros, e sacerdotes. Segundo o próprio fundador, “a atividade principal do Opus Dei consiste em dar aos seus membros, e às pessoas que o desejarem, os meios espirituais necessários para viverem como bons cristãos no meio do mundo (…): convivendo com toda a gente, respeitando a legítima liberdade de todos e contribuindo para que este nosso mundo seja mais justo”. (Entrevistas a S Josemaria, 27)

No site www.opusdei.pt disponibilizam-se mais informações sobre o Opus Dei e sobre o 75º aniversário, assim como notícias sobre diversas iniciativas e testemunhos de várias pessoas da Obra.

Opus Dei e JM

11 de Junho de 2021