Formação: Seminário promove curso “A Oração do Coração: História e Método”

20210614-noticia-curso-seminario

Decorrerá de 2 a 4 de julho, no Seminário de Almada, um curso sobre o método de oração do nome de Jesus, considerando a tradição dos padres do deserto até à contemporaneidade.

A proposta formativa é orientada por Joana do Nascimento, doutorada em filosofia bizantina e membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

Em seguida, sentado num quarto tranquilo, num canto, faz o que te digo: fecha a porta e eleva o teu intelecto para além de todos os objetos. De seguida, apoiando o queixo sobre o peito, respira do modo que te vou indicar e persevera em repetir esta frase: ‘Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tem piedade de mim”.

A oração hesicasta, oração do coração ou ainda oração do nome de Jesus é um tesouro da espiritualidade do cristianismo do oriente. Esta forma ou método de orar surgiu da necessidade de seguir a recomendação de São Paulo: “Orai constantemente” (1 Tess 5, 17). Tem como objetivo dispor o coração para a união com Deus, e conduz à pacificação interior.  Tem duas componentes fundamentais, uma física e outra psicológica. O corpo deve participar também na oração e por isso a oração do coração pressupõe uma determinada postura e forma de respiração. A parte psicológica foca-se na repetição de uma fórmula à qual se dá o nome de “oração do nome de Jesus”: “Senhor Jesus, filho de Deus, tem piedade de mim”.

É a oração do silêncio atento, da escuta, da consciência da presença de Deus, da confiança que a semente germina e cresce, sem se saber como (Mc 4, 27).

Esforça-te para entrar no santuário que existe dentro de ti mesmo e verás o santuário do céu, pois são idênticos e uma única entrada permite contemplar os dois. A escada que conduz a esse reino está oculta dentro de ti, isto é, no mais íntimo do íntimo da tua alma”.

Este curso tem como objetivo geral introduzir os participantes na tradição espiritual do cristianismo do oriente desde as fontes, com os padres do deserto, ao hesicasmo contemporâneo. Desta forma poderemos concretizar o que afirma o cardeal Tomáš Špidlík, isto é, respirar a dois pulmões (tradição latina do ocidente e tradição bizantina do oriente). Ao mesmo tempo descobriremos o rosto da nossa igreja irmã, a Igreja Ortodoxa, e esperamos contribuir para a almejada unidade também recomendada por Jesus.

Seminário Maior de São Paulo

Informações sobre a formação:

Datas: 2 de julho (sexta-feira, 19h30) a 4 de julho (domingo, 14h30)

Local: Seminário de S. Paulo de Almada (D. Álvaro Abranches da Câmara, 1  2800-016 ALMADA)

Mais informações e inscrições:

• Telemóvel: 913 970 199
  • E-mail: smspaulo.retiros@gmail.com

Leituras:

• Anónimo, Relatos de um peregrino russo a seu pai espiritual, M.T. Ferreira (trad.), Paulinas, Prior Velho 2011.
  • Campo, C. e Draghi, P. (orgs.), Ditos e Feitos dos Padres do Deserto, Assírio & Alvim, Lisboa 2003.
  • Nouwen, H., A Espiritualidade do Deserto e o Ministério Contemporâneo – O Caminho do Coração, Ed. Loyola, São Paulo 2000.
  • Pequena Filocalia, tA.J.D. de Almeida (trad.), Paulinas Editora, Prior Velho 2017.
  • Un moine de l’Église d’Orient (P. Lev Gillet), La Prière de Jésus, éd. Chevetogne/Seuil (Livre de Vie, 122), 1974.
15 de Junho de 2021