Mensagem de Fátima: Movimento na Diocese promove Retiro Espiritual – ADIADO

Retiro espiritual organizado pelo movimento da mensagem de Fáti

ATUALIZAÇÃO: O retiro espiritual promovido pelo Movimento da Mensagem de Fátima, previsto para este sábado na Paróquia de São Paulo, foi adiado para 13 de novembro de 2021, em virtude das medidas de combate à COVID 19 previstas para os fins de semana na Área Metropolitana de Lisboa.

“Dentro da luz: Um itinerário para compreender a Mensagem de Fátima”, livro da Irmã Ângela Coelho, é o tema do Retiro Espiritual orientado pela Irmã Ana Luísa Castro.

O Movimento da Mensagem de Fátima na Diocese de Setúbal promove um Retiro Espiritual no dia 19 de junho, entre as 9h e as 13h, na Igreja de São Paulo, em Setúbal.

A obra que inspira o Retiro Espiritual é da autoria da Irmã Ângela Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria e médica de formação, foi a Postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto e é agora Vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia.

A conferencista, Irmã Ana Luísa Castro, é natural de Guimarães. É igualmente religiosa da Congregação Aliança de Santa Maria, é médica e licenciada em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa/Lisboa. Professou votos perpétuos em 2017.

Na nota enviada à Diocese, o movimento lembra as palavras de Jesus no Evangelho de São João: “No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!” (cf. Jo 16,33).

A proposta de retiro centra-se na devoção ao Imaculado Coração de Maria, recordando especialmente a segunda aparição, de 13 de junho de 1917 na Cova da Iria, na qual Lúcia pergunta a Nossa Senhora: “Fico cá sozinha?”. A Senhora respondeu-lhe: “Não, filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.”

Comentava a Irmã Lúcia nas suas memórias que foi no “momento em que disse estas últimas palavras que abriu as mãos e nos comunicou, pela segunda vez, o reflexo dessa luz imensa. Nela nos víamos como que submergidos em Deus.”

“A devoção ao Imaculado Coração de Maria não é apenas expressa na confiança de alguém que entrega a Maria todas as suas preocupações e dúvidas, é também uma questão de imitação; trata-se de aprender dela, a primeira e mais perfeita discípula, como se entregar a Deus. Nossa Senhora deu aos pastorinhos a possibilidade de se verem a si próprios em Deus. É este o fim da nossa vida espiritual: vermo-nos a nós próprios em Deus. Então poderemos compreender como somos amados” acrescenta o Movimento na nota de divulgação.

15 de Junho de 2021