São Paulo/D. José Ornelas: “Vós sois os Crismados da Pandemia. Deixem-se guiar pelo Espírito Santo”

20210616-crismas-sao-paulo (16)

D. José Ornelas presidiu à Santa Missa na Igreja de São Paulo, Setúbal, coadjuvado pelo Padre Luís Ferreira (pároco) e Padre Álvaro Lago (pároco in solidum de São José – Setúbal), por ocasião da celebração do Sacramento da Confirmação de vinte e um jovens e seis adultos da paróquia de São Paulo e três jovens e três adultos da Paróquia de S. José.

“Vós sois os Crismados da Pandemia. Deixem-se guiar pelo Espírito de Deus, porque vão ser aqueles que vão mudar este mundo, este país!…” foi esta a mensagem dirigida pelo bispo diocesano no dia 13 de junho, aos jovens e adultos crismandos, na sua homilia.

Foi um bonito momento de união entre duas paróquias da cidade: todos unidos, todos somos Igreja, todos somos Comunidade onde se vive e respira o amor de Deus! Foi num clima de grande emoção e felicidade que estes jovens e adultos receberam o Sacramento da Confirmação, tão desejado e tão adiado, por causa da pandemia. O tão esperado dia veio a acontecer numa data muito especial – 13 de junho, o dia de Nossa Senhora e de Santo António.

Jovens e adultos, até chegarem aqui, fizeram uma longa caminhada em que a catequese teve que se reinventar, alternando a formação por sessões presenciais e outras utilizando a plataforma Zoom. Ninguém desistiu: todos superaram, com ânimo e entusiasmo, os obstáculos, que os ajudaram a “crescer” mais na Fé. Sabiam que tinham Deus a acompanhá-los. Sentiram também o apoio, a alegria e a força do pároco, Senhor Padre Luís, bem como o estímulo dos catequistas que os incentivaram.

A noite de sexta-feira, dia 12, foi noite de reflexão, em que o grupo de crismandos se preparou para o sacramento da Reconciliação, tendo para o efeito, cinco sacerdotes à sua disposição. No sábado, à noite, momento alto da preparação, realizou-se uma Vigília de Oração em que todos oraram e meditaram sobre os dons do Espírito Santo que iriam receber. Todos foram convidados, previamente, a escrever três compromissos pessoais, que entregaram, num envelope fechado e colocaram num cestinho, frente ao altar.

A animação musical esteve a cargo do grupo de jovens de São Paulo, dirigido pela Elsa Melo.

Nesta caminhada de preparação para os sacramentos de iniciação, houve momentos muito marcantes, nomeadamente, o de um casal que quis que a sua união civil, de há treze anos, fosse abençoada por Deus e no sábado, dia 12, celebraram o sacramento do matrimónio, tendo a noiva sido também batizada, bem como uma senhora de sessenta e nove anos, que integrou a formação.

Agora é tempo de dar graças a Deus e viver este tempo de Graça, é tempo de partirem para a missão de apóstolos, fortalecidos com a força do Espírito Santo, levarem aos outros a alegria do Evangelho e serem semeadores de esperança na construção de um mundo mais fraterno.

Rosário Lopes

Testemunho de uma jovem crismada

Eu sou a Madalena e vou tentar dar-vos a conhecer por palavras esta grande experiência que vivemos e que desejamos que não acabe tão cedo.

Vou começar por agradecer ao Padre Luís que sempre depositou a confiança nos jovens, nos motiva e ajuda a sermos cada vez melhores praticantes da fé dentro e fora da paróquia. Esperemos nunca o desiludir e corresponder sempre às suas altas expetativas para os nossos futuros. Não nos esquecemos também do Senhor padre Gusmão, quem celebrou com muitos de nós os primeiros sacramentos que iniciaram a nossa caminhada cristã e que nos ajudaram a estar aqui hoje a renovar os nossos votos na fé.

Quero também agradecer ao Rui que deu a este grupo a dinâmica e sabedoria necessárias para estarmos tão bem preparados neste dia. Obrigada pela tua disponibilidade e entrega.

Um grande obrigada também à Patrícia que foi catequista de muitos nós nos últimos anos e que nos ajudou a concluir muitas etapas do nosso caminho cristão. Vou guardar tudo o que me ensinou, não só na vida cristã mas em especial sobre o meu crescimento pessoal, vou seguir o seu exemplo da melhor forma possível. Só com a vossa ajuda e empenho é que foi possível nos sentirmos preparados para darmos um passo tão grande na nossa fé.

Para nós que estamos condicionados pelas circunstâncias vividas no último ano, esta celebração tem um significado ainda maior e especial. Mesmo com o adiamentos sucessivos nem tudo veio por mal: tivemos a oportunidade de juntar dois grupos de catequese que nunca se teriam cruzado antes. Acho que falo por todos quando digo que estamos muito felizes por ter acontecido e por conseguirmos crescer na fé com pessoas que tanto gostamos e com quem criamos laços tão fortes com o estender do tempo que passámos juntos.

Tivemos oportunidade de reunir mais vezes, tempo para ter discussões interessantes e conversas com o senhor padre em que pudemos esclarecer muitas dúvidas, espaço para duvidar do nosso compromisso e com a nossa perseverança conseguimos até celebrar todos juntos.

Por fim quero dar graças por termos estado reunidos a receber o Espírito Santo e desejar que seja só o início de uma grande caminhada de crescimento espiritual.

Conserva-nos, Senhor, firmes na fé, inabaláveis na esperança e perseverantes na caridade.

Obrigada.

Madalena Santos