Vale Figueira: Paróquia tem quinze novos confirmados

20210616-crismas-vale-figueira (2)

A 22 de maio, na Paróquia de Vale Figueira, foi celebrado o Sacramento da Confirmação de 15 Jovens e Adultos. Neste dia, os 6 catecúmenos do 10º volume, os 7 catecúmenos da Catequese de Adultos e os 2 catequizandos inseridos no Grupo de Jovens tiveram a graça de serem crismados pelo Senhor Bispo D. José Ornelas, acompanhado pelo Pároco, Padre Afonso Liberal. O Ângelo, a Joana, o André e a Rita deram o seu testemunho sobre o momento.

“À hora em que a Eucaristia decorreu já se celebrava vespertinamente o Pentecostes. Que privilégio! Apesar de ter sido um ano muito atípico, pelas razões que todos conhecemos, nada foi deixado ao acaso e toda a preparação, ainda que online e posteriormente presencial, teve sempre a presença do Espírito Santo.

No retiro de preparação, que teve lugar uma semana antes, no Seminário Maior de São Paulo em Almada, tivemos a graça de ter o Seminarista Afonso, que muito tem acompanhado a realidade da paróquia. Um dia muito rico, que iniciou com as laudes cantadas, na companhia dos seminaristas e do Padre Rui Gouveia, terminando com a Eucaristia.

Só é possível falar de Jesus Cristo e das suas obras e ter vontade de o anunciar, a todos os que nos rodeiam, se houver a presença do Espírito Santo! Sem Ele nada é possível! Com a presença de Deus, todos estes jovens manifestaram sempre uma alegria muito grande em quererem ser Crismados e celebrarem um compromisso sério com a Igreja! Para mim enquanto catequista, sinto-me muito amado por Deus e muito privilegiado por poder ser testemunha destes jovens, que confirmaram a sua fé! Uma fé adulta que colocará cada um deles ao serviço de Jesus Cristo como verdadeiros Apóstolos!”

Ângelo, Catequista do 10º volume

“Para mim foi muito importante o sacramento do Crisma porque pude confirmar o batismo e dizer sim a Jesus e a Deus. É mostrar que continuo a acreditar nele com muita fé. Durante o sacramento do Crisma senti uma enorme alegria e uma vontade enorme de contar aos meus amigos o enorme amor de Cristo. Com o Crisma senti-me verdadeiramente membro e responsável da Igreja católica e mais unida a Cristo.”

Joana Mourato

“Para mim, receber o Crisma foi mais um objetivo alcançado na vida, porque agora posso dizer com mais convicção que eu sou a fé, eu sou a Igreja. Sinto-me bem mais leve, sinto-me mais livre, sinto que agora confirmei a minha fé em Deus. Sei que posso alcançar muito mais, basta ter sempre fé: isto foi mesmo obra do Espírito Santo, que habitou em mim.”

André

“Foi me pedido para dar o meu testemunho acerca de Jesus Cristo, do Espírito Santo e de Deus, ou seja, do CRISMA. Sim, escrevi em maiúsculas pois é um feito muito importante na minha caminhada.

Após uns tempos longe, senti a necessidade de voltar à minha caminhada com Deus! Não existe palavras suficientes para descrever o que senti no dia em que fiz o meu Crisma. Confesso que quando chegou a minha vez senti um amor enorme no meu peito que os meus olhos se encheram de lágrimas.

Receber este sacramento foi muito especial para mim pois pôde fazê-lo junto com o meu irmão. Ambos recebemos o Espírito Santo no mesmo dia! Que a nossa confirmação seja um forte SIM, que acreditamos N’Ele e que O amamos, pois fomos chamados a testemunhar o amor ao Senhor! Que Ele nos acompanhe até ao fim das nossas vidas.”

Rita Briosa

16 de Junho de 2021