comprehensive-camels

Cáritas Portuguesa: Campanha «Partilhar a Viagem» foi uma oportunidade de desafiar a indiferença

20181018-Partilhar-Viagem-logo

Iniciativa da Cáritas Internacional chega ao fim no Dia Mundial do Refugiado com convite a acender digitalmente uma vela.

A Cáritas Portuguesa considera que a campanha ‘Partilhar a Viagem’, que teve início em setembro de 2017 e se encerra, oficialmente, este domingo, foi uma oportunidade de desafiar a indiferença.

“Em todo o país criaram-se oportunidades de encontro e sobretudo de acolhimento, contribuindo, assim, para a construção de comunidades mais fortes e sociedades mais inclusivas”, realça em comunicado.

Quatro anos depois do seu início, a campanha de sensibilização da opinião pública e solidariedade foi “importante para promover a consciencialização sobre a difícil situação enfrentada pela população deslocada em todo o mundo, como resultado de perseguições, conflitos, violência ou violações dos direitos humanos”, salienta o comunicado.

Em Portugal, a iniciativa, que contou com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), criou, através da rede Cáritas, um “grande movimento” que tinha como objetivo “aproximar as comunidades locais, migrantes e refugiados”.

Para assinalar o encerramento da campanha, a organização católica convida “a acender uma vela e deixar uma mensagem de esperança”, a partir da página https://lightacandle.caritas.org/, lembrando que cada pessoa que sai do seu país tem “uma motivação que em muitas situações o ultrapassa e que o acolhimento deve ser o primeiro gesto de quem o recebe”.

As mensagens vão ser recolhidas num livro que vai ser oferecido ao Papa Francisco, “que acompanhou a campanha da Caritas nas suas etapas mais importantes e significativas”.

Nos últimos três anos, a Cáritas Portuguesa, juntamente com mais 11 Cáritas Europeias dinamizou o projeto MIND (Migrações, Interligação e Desenvolvimento) e realizou várias atividades como foi o caso da exposição itinerante ‘Migrações e Desenvolvimento’, com o objetivo de desafiar o público “mais jovem a refletir sobre o fenómeno das Migrações”.

Até ao momento foram percorridos 600 mil quilómetros, nos cinco continentes, num gesto público em defesa dos migrantes e refugiados.

A 27 de setembro de 2017, o Papa Francisco lançou a campanha global promovida pela Caritas Internationalis ‘Partilhar a Viagem’ sobre a cultura do encontro no contexto da migração global.

“Acreditamos que através desta campanha, a Cáritas ajudou a desenvolver uma cultura a nível global, uma cultura viva de encontro pessoal, uma nova visão de acolhimento da pessoa humana no migrante” diz o Cardeal Tagle, presidente da Caritas Internacionalis.

No encerramento deste projeto, do qual faz um balanço “extremamente positivo”, a Cáritas Portuguesa fez o documentário Casa Comum, onde se cruzam diferentes olhares sobre a realidade das migrações em Portugal.

Em Setúbal, a campanha teve expressão em iniciativas como a sessão “Partilhar a Viagem: uma maça para partilhar histórias de vida dos migrantes”, a 21 de outubro de 2018.

Na página caritas.pt/partilharaviagem/ poderá consultar toda a informação sobre a campanha, bem como notícias sobre os eventos realizados.

© Agência Ecclesia e JM

Partilhar a Viagem: Uma mala para partilhar histórias de vida dos migrantes

 

Partilhe nas redes sociais!
17 de Junho de 2021