Crismas/Setúbal: Sacramento da Confirmação na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

20210621-crismas-conceicao-setubal

No passado domingo, 20 de junho, D. José Ornelas administrou o Sacramento do Crisma (Confirmação) a 15 jovens da Paróquia de N.ª Sr.ª da Conceição, Setúbal, e a um adulto da comunidade do Faralhão. Foi uma tarde de festa vivida pelos Crismados, suas famílias, padrinhos e comunidade cristã.

A alegria foi contagiante: conscientes, todos, da força da Unção dos Espírito Santo e da missão de testemunhas de Jesus Cristo nos diversos meios ambientes em que vivem, estudam ou trabalham. A este propósito, o Senhor Bispo, relembrando o sentido do Crisma e a dignidade que Ele confere, insistiu na atitude que deverão ter daqui para o futuro.

Recorrendo a uma comparação com os Serviços de Emergência do 112, lembrou que a disponibilidade para qualquer necessidade, seja ela na família, na escola, no trabalho, no bairro, no mundo e na Igreja, deve contar com uma resposta pronta e imediata dos Crismados. Não mais poderão ficar indiferentes ou passivos. O Reino de Deus precisa de todos nós para a colaboração com Deus na sua construção.

Lembrou a propósito as vítimas das drogas, as sombras e escuridões em que muitos jovens vivem mergulhados, as pessoas desempregadas ou pobres, os refugiados e imigrantes e os grandes desafios das alterações climáticas.

Também no retiro da véspera os jovens puderam refletir sobre a missão que Jesus lhes pede: serem Luz, Sal e Fermento no mundo de hoje.

Padre Constantino Alves, Pároco de N.ª Sr.ª da Conceição (Setúbal)

21 de Junho de 2021