comprehensive-camels

Projecto Sand: Conferência “Paleoparasitologia em Sarilhos Grandes”

20210621-projeto sand

O projeto SAND – Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos – promove no próximo dia 25 de junho a segunda conferência do ciclo dedicado ao trabalho científico que está a ser desenvolvido na comunidade.

O encontro terá como tema a Paleoparasitologia e será dinamizado pela investigadora Luciana Sianto, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O que é a Paleoparasitologia? Como esta ciência pode ajudar no conhecimento sobre a saúde das populações do passado? Quais os achados em Sarilhos Grandes? Quais as perspectivas futuras? São algumas das questões que a sessão procurará responder.

Entre maio e novembro de 2021, o SAND irá convidar vários investigadores para falar sobre as diversas áreas temáticas abordadas no projeto. As conferências decorrem sempre às 18 horas, terão uma duração máxima de 1 hora e serão transmitidas em direto através do facebook e através de uma ligação zoom, disponível na página do evento.

SAND consiste num estudo histórico, arqueológico, biológico e antropológico da população ribeirinha de Sarilhos Grandes, no período medieval e moderno (séculos XII a XVIII).

A equipa multidisciplinar está a recolher novos dados com o objetivo de caraterizar a dieta, as patologias e os rituais funerários da população local, bem como identificar novos elementos de contacto com o Oriente e o Ocidente, no âmbito da Expansão Portuguesa.

A iniciativa científica é realizada em parceria com a Diocese de Setúbal, a Câmara Municipal do Montijo, o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra e outras entidades, públicas e privadas.

JM

Partilhe nas redes sociais!
21 de Junho de 2021