comprehensive-camels

Charneca de Caparica: Paróquia assinala início das celebrações na nova igreja com visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

20210623-charneca-de-caparica-igreja-imagem-peregrina-fatima (21)

Entre 6 e 13 de junho, a Paróquia da Charneca de Caparica esteve em festa, com o início das celebrações na nova igreja de Nossa Senhora da Rosa. O vasto programa teve como protagonista a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, em visita à Paróquia. Na despedida, D. José Ornelas presidiu à Eucaristia no novo templo, ocasião em que crismou 27 jovens.

O programa incluiu vários momentos de oração, dinamizados por diferentes grupos paroquiais, e celebração da Eucaristia. Entre 7 e 12 de junho, a Imagem Peregrina percorreu ruas, bairros e outras zonas urbanizadas da Charneca de Caparica, em procissão.

Em nota publicada nas redes sociais da Paróquia, lê-se que a receção à “branca senhora” foi “comovente” e que “na falta de possibilidade de realizar as procissões conforme era hábito, muitos se empenharam em decorar as janelas e portas de suas casas ou simplesmente estarem na rua para lançar flores ou saudar a imagem da Virgem de Fátima”.

 

Os diferentes percursos de procissão foram acompanhados por uma caravana de dezenas de carros, que se juntavam ao cortejo. A grande procissão, de 12 de junho, “juntou perto de uma centena de viaturas em cortejo e congregou muitas centenas ao longo do percurso que fez desde a Herdade da Aroeira, no extremo sul da paróquia, até à Quinta da Regateira, no extremo norte.”

“Lenços, velas, terços, acenos, risos e também lágrimas não faltaram ao longo dos mais de 12 quilómetros deste cortejo público de fé, que foi a única forma possível de participação pública pelas nossas ruas em tempo de pandemia. Também se contou com uma “guarda” de motards que se quiseram associar à procissão, emprestando um colorido invulgar, mas muito bonito a toda o percurso da imagem”, pode ler-se.

 

Durante o tempo de permanência da Imagem Peregrina, muitas foram as visitas realizadas: a Comunidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, há muitos anos presentes na paróquia, teve a oportunidade de passar algum tempo com a imagem da Virgem de Fátima na sua capela. A Junta de Freguesia local, o Centro de Dia São José, o Lar de Idosos Padre Roberto Sequeira e três residências sénior, na Aroeira, Botequim e Regateira, receberam a Imagem Peregrina, “levando uma mensagem de bênção, esperança e alegria neste tempo tão difícil para os utentes nestas estruturas de apoio”.

Nestes dias foram celebradas também as primeiras Eucaristias na nova Igreja, que tem o nome de Nossa Senhora da Rosa, na qual a imagem foi recebida: as celebrações do Dia do Anjo de Portugal (10 de junho), do Sagrado Coração de Jesus (11 de junho) e Imaculado Coração de Maria (12 de junho). Também o Agrupamento de Escuteiros e a catequese paroquial tiveram os seus momentos de celebração junto da Imagem Peregrina, no novo templo.

Na impossibilidade de se realizar um momento de festa e confraternização, a Paróquia promoveu um “Take Away Solidário”, um “gesto concreto da comunidade cristã” que preparou refeições para os seus paroquianos, convidando-os a levarem e partilharem com quem alguém do seu conhecimento que soubesse estar em dificuldade.

 

Jovens: D. José Ornelas apelou ao “Espírito de generosidade”

O Bispo de Setúbal esteve na comunidade no último dia de visita, 13 de junho, onde celebrou Eucaristia na nova Igreja. Na ocasião, crismou 27 jovens que se preparavam para o Sacramento da Confirmação.

O prelado declarou-se muito alegre e satisfeito com o facto da construção estar já a caminho do seu fim, dando os parabéns à comunidade por em menos de um ano ter conseguido a proeza de já se celebrar dentro, muito embora não possa acontecer ainda a cerimónia da Dedicação.

“Aos jovens crismados, D. José pediu-lhes a ousadia de se deixarem cativar pelo espírito de generosidade, de molde a que todos colaborem no acolhimento aquando das Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023, que decorrerão em Lisboa. Recordou-lhes que o próprio facto de serem os primeiros crismados na nova igreja serve também de sinal para que trabalhem por ser renovadores e inovadores no seguimento da missão em Igreja”, informa a Paróquia.

À margem da celebração dos Crismas, o Bispo de Setúbal encontrou-se brevemente com alguns dos jovens que já aceitaram apoiar a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa, em 2023, dirigindo-lhes palavras de incentivo e recordando que toda a nossa Diocese conta com o seu empenho no acolhimento de todos os que virão participar naquele evento.

 

Despedida emotiva da Imagem Peregrina

Foi rodeada de largas dezenas de pessoas que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima partiu da Charneca de Caparica, depois de oito dias de intensa presença, que fica marcada pelas primeiras Eucaristias na nova igreja, pelas visitas aos lares de terceira idade, pelos momentos de devoção intensa e pelas procissões noturnas de carro.

A emoção era visível em muitas faces, entoando-se espontaneamente o “Adeus” de Fátima, a tradicional canção de despedida dos peregrinos do Santuário. De seguida, cerca de uma vintena de pessoas dirigiram-se, em cortejo automóvel, para a Cova da Iria, deixando assim a imagem que tanta devoção nos transmitiu estes dias.

Recorde-se que a nova igreja de Nossa Senhora da Rosa está em construção desde junho do ano passado, com o lançamento da Primeira pedra a 28 de junho. Ainda não está completamente terminada, esperando-se que a sua Dedicação solene aconteça dentro dos próximos meses.

 

JM c/ Paróquia de Charneca de Caparica

Partilhe nas redes sociais!
23 de Junho de 2021