Cáritas: Projeto “Ser+ Família, Ser+ Comunidade” apresentado na União das Freguesias de Poceirão e Marateca

20210629-caritas-diocesana-ser+familia-ser+comunidade (3)

O Centro Comunitário de S. Pedro, da Cáritas Diocesana de Setúbal, realizou, no passado dia 24 de junho, no Centro Cultural do Poceirão, a primeira reunião alargada de parceiros do Projeto “Ser+ Família, Ser+ Comunidade”.

A iniciativa surgiu no âmbito da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 (POR Lisboa 2020), na Tipologia de Intervenção Desenvolvimento de Novas Estratégias Locais de Intervenção Social – Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social.

O “Ser + Família, Ser + Comunidade” contempla um conjunto de ações direcionadas às famílias tendo e conta a sua situação de fragilidade/vulnerabilidade social, as dificuldades existentes ao nível da mobilidade e de acesso a serviços, o baixo nível de escolaridade, a elevada taxa de desemprego e o trabalho precário/sazonal com baixa remuneração.

A Cáritas Diocesanas, em nota enviada à Diocese, informa que as ações previstas são:

• “Ser+ Família” para o desenvolvimento de competências pessoais, parentais, familiares e consultoria de imagem;
  • a melhoria das condições habitacionais com o Projeto Solidário “A Vida de Um Vinho” financiado pela Casa Ermelinda Freitas;
  • o apoio à saúde familiar contando com a parceria do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida;
  • o apoio à saúde oral em colaboração com a Clínica Social da Paróquia Nossa Senhora da Conceição;
  • o apoio na procura de emprego e integração em cursos de formação profissional com a colaboração do IEFP de Setúbal;
  • o apoio na consolidação do sucesso escolar dos menores em parceria com o Agrupamento de Escolas José Saramago;
  • “Ser+ Mobilidade” com a implementação de um serviço de transporte adaptado às necessidades das famílias selecionadas;
  • “Ser+ Padrinho” que prevê a criação de uma rede de apadrinhamentos de crianças e jovens das famílias beneficiárias do Projeto.

Nesta reunião, a Cáritas Diocesana apresentou aos parceiros as linhas orientadoras, os objetivos, as atividades e as metas do novo Projeto, bem como o acordo de cooperação, ainda em proposta, para celebrar entre a Cáritas Diocesana de Setúbal – Centro Comunitário S. Pedro e os parceiros convidados.

Estiveram presentes, da Direção da Cáritas Diocesana de Setúbal, o Presidente Domingos Sousa, e a Secretária, Helena Mattos. Também da Cáritas Diocesana, esteve presente a voluntária Maria Teresa Segura, que irá colaborar numa das atividades do Projeto “Ser+ Padrinho”.

A reunião foi conduzida pela equipa da Cáritas Diocesana constituída por Marlene Gouveia (Psicóloga), Jéssica Cardoso (Educadora Social), Milene Marçalo (Ajudante de Ação Direta) e Isabel Rodrigues (Responsável pelo Centro Comunitário de S. Pedro). Contou com a presença de Sandrine Palhinhas, em representação da Câmara Municipal de Palmela; Cecília Sousa, Presidente da União de Freguesias Poceirão/Marateca; Lina Ventura em representação do Instituto de Segurança Social, IP – Centro Distrital de Setúbal; Faisal Aboobakar, Diretor do Agrupamento de Escolas José Saramago, e o Padre Geraldo Kalemesa, da Paróquia da Marateca.

Cáritas Diocesana de Setúbal

29 de Junho de 2021