Dia dos Avós: Idosos de Portugal vão ser desafiados a escrever «um sonho, uma memória e uma oração»

20210629-dia-mundia-avos-idosos

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) vai convidar os avós de Portugal a partilhar “um sonho, uma memória e uma oração”, assinalando o dia que lhes é dedicado pela Igreja Católica, que este ano se celebra pela primeira vez, por decisão do Papa, a 25 de julho.

“Um dos vetores para este dia é convidar os netos a visitarem os avós, jovens  possam visitar até outros idosos sozinhos nas suas casas ou até instituições se for possível, e desafiar os idosos a escreverem um sonho, uma memória e uma oração”,  refere o diretor do DNPF à Agência Ecclesia.

Francisco Pombas indica que o DNPF desenvolveu “um pequeno desdobrável” para “ser entregue aos filhos, aos netos partilhando os três pilares da mensagem do Papa Francisco”.

Segundo o responsável, esta iniciativa pretende que, além da “a estimulação cognitiva”,   os avós se tornem “protagonistas e exemplo” para as novas gerações, nesta forma de “não haver idade de reforma para anunciar o Evangelho”, como disse o Papa.

O entrevistado adiantou ainda que o DNPF vai promover “uma mesa-redonda” sobre o tema, com transmissão online, onde o “mediatismo será dado aos avós”, seguindo-se depois o lançamento de vários vídeos de avós.

“Estes vídeos, que vão ser lançados nas nossas plataformas online, mostram avós ativos, em várias áreas, seja na pastoral mas também noutros vetores da sociedade como a cultura, a política ou na própria educação dos filhos e netos”, explica.

Para evocar este I Dia dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco, com o tema “Eu estou contigo todos os dias”, o DNPF quer “incentivar as paróquias” a terem uma celebração eucarística, “com participação conjunta dos avós e dos netos, unindo várias gerações”.

Agência Ecclesia

29 de Junho de 2021