Opus Dei: Dia de São Josemaría Escrivá celebrado no Santuário da Atalaia

20210629-opus-dei-sao-jose-maria-escriva-dia (1)

Um grupo de amigos de São Josemaria da Diocese de Setúbal, teve a iniciativa de celebrar a memória litúrgica no Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, com Eucaristia presidida por D. José Ornelas e concelebrada pelo Padre Pedro Regojo, incardinado na Prelatura do Opus Dei.

A Igreja assinala a memória litúrgica de S Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, a 26 de junho mas a Eucaristia decorreu na tarde 25 de junho. A celebração foi solenemente acompanhada com música sacra tocada por alunos do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM).

Na sua homilia, o Bispo de Setúbal referiu que aquilo que é específico da mensagem de S. Josemaria “fazer o projeto de Deus a partir do lugar em que nós estamos neste mundo” é uma forma de colaborar com Deus na Criação.

“O homem e a criação juntos, cuidando deste mundo para os outros, um mundo habitável para todos, onde haja dignidade, onde haja futuro para todos porque todos são filhos de Deus” indicou D. José Ornelas. Pediu a construção de “um mundo digno para todos”, mas “se for um mundo que fique só por aqui, não é um projeto de Deus: fica reduzido ao que nós somos, nós somos fragilidade, nós somos passageiros”.

“A nossa forma de santificação é trazer o espírito de Deus para todos os dias, para o nosso ‘ser’ familiar, para o nosso ‘ser’ Igreja, para o nosso ‘ser’ profissional, para, onde quer que seja, criar de facto um mundo à imagem de Deus, nosso Pai, onde todos possamos ser irmãos e irmãs”, complementou.

“Que o Senhor nos dê, à imagem de São Josemaria, um espírito de filial proximidade e intimidade com o Pai do Céu, de fraternidade entre nós, e de espírito verdadeiramente missionário, que a nossa Igreja bem precisa, porque senão é um mundo que não ‘aquece’, porque é um mundo passageiro”, rogou, na sua conclusão.

O Padre Pedro Regojo, que há alguns anos acompanha as atividades de formação cristã que os fiéis do Opus Dei realizam na Diocese de Setúbal, agradeceu no final da Missa a presença de D. José Ornelas e lembrou que os fiéis do Opus Dei, assim como aqueles que participam nos seus apostolados, procuram impregnar de espírito cristão as suas famílias e os ambientes profissionais em que desenvolvem o seu trabalho, cuidando de todos aqueles que Deus colocou ao seu lado.

Frisou o sacerdote que a prelatura dá especial atenção aos mais frágeis e que, pela formação permanente que recebem, estão em condições de colaborar nas suas paróquias, nas atividades que forem mais necessárias: catequese, Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM), grupos de jovens e outros.

A Eucaristia foi ainda celebrada em memória do Monsenhor António Barbosa, antigo Vigáiro Regional da Opus Dei em Portugal, que realizou assistência espiritual em Setúbal e que faleceu no passado dia 2 de março de 2021, vítima da Covid-19.

Recorde-se que a Opus Dei está a celebrar 75 anos de presença em Portugal. O Opus Dei foi fundado em Madrid, no dia 2 de outubro de 1928, por S. Josemaria Escrivá de Balaguer, com a missão de “levar Cristo a todos os ambientes em que se realiza trabalho humano”. Portugal foi o primeiro país fora de Espanha onde o Opus Dei iniciou o seu trabalho apostólico, com a primeira viagem do fundador a Portugal, que ocorreu entre 5 e 8 de fevereiro de 1945.

JMR (Opus Dei) e JM

Opus Dei: Prelatura celebra 75 anos de presença em Portugal