Ordenação Presbiteral/D. José Ornelas: “Caro Tiago, sê sempre um padre segundo o Coração de Jesus e revela a todos o seu amor”

Comunidade Dehoniana tem um novo sacerdote. Tiago da Eira Pereira foi ordenado presbítero na Igreja de Santo André, no Barreiro, numa celebração presidida por D. José Ornelas e concelebrada pelo Superior Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus, Padre José Agostinho de Figueiredo Sousa.

A celebração contou com a presença de dezenas de presbíteros e diáconos, da Diocese de Setúbal e da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, paroquianos, autoridades civis, familiares e amigos do agora sacerdote.

Na homilia, o prelado refletiu sobre as leituras escolhidas pelo ordenando para a Eucaristia, começando pela leitura do profeta Jeremias, sobre a “missão profética recebida de Deus, para falar em Seu nome”.

“Ser profeta nem é uma escolha ou uma proposta dele, mas uma escolha livre e de predileção de Deus” enfatiza D. José Ornelas, explicando que o jovem profeta se sentia indigno e incapaz de corresponder ao chamamento, mas que, sendo “fruto da escolha e do compromisso de Deus, dará fruto, mesmo nas vicissitudes dramáticas e inesperadas de que se revestirá”.

Considera, pois, caro Tiago, um dom gratuito e um privilégio de Deus este chamamento que hoje se concretiza e esta escolha, não pelos teus méritos, mas pelo amor que o Pai do Céu te dedica. És ordenado no meio de uma pandemia que atormenta o mundo inteiro e, por isso, com muitas limitações e cuidados. Que isso seja para ti um sinal: o Espírito de Deus não se deixa amarrar por doenças, catástrofes ou oposições, ou mesmo pela morte. Deus não garante ao profeta que a sua missão será fácil; o que lhe assegura é: “Eu estou contigo para te libertar” e “ponho as minhas palavras na tua boca.”

O bispo diocesano encorajou o novo sacerdote a ter sempre confiança no Senhor e a nunca se afastar ou esquecer dele, recordando-lhe o carisma dehoniano:

Cresceste numa Congregação que te ensinou a olhar para o Coração de Cristo como fonte do amor transformador de Deus. Modela constantemente por Ele o teu coração, para que, aprendendo dele que é “manso e humilde de Coração” (Mt 11,29), sejas sempre testemunha da alegria e do amor que Ele coloca na tua vida, a fim de poderes anunciar com credibilidade o seu Evangelho.”

D. José Ornelas exortou o Padre Tiago Pereira a trilhar o caminho sinodal, exercendo o seu ministério sem interesse pessoal ou autoritarismo, guiado pelo Espírito Santo em constante atitude missionária.

Como dizia o teu e nosso fundador, Pe. Dehon, não te feches na sacristia, mas abre as portas das igrejas onde estiveres, para acolher a todos, especialmente os que mais precisam de atenção, de conforto e de ajuda e para que, por essas portas, possas estar sempre em saída.”

O modelo de ministério sacerdotal encontra-se “na admirável e sempre inspiradora imagem de Cristo Bom Pastor, que foi proclamada no Evangelho” salientou o bispo ordenante, reconhecendo como característica principal a doação de vida, “expressão de liberdade, desprendimento e reconhecimento de que tudo o que somos e fazemos vem de Deus e está ao seu serviço, para realizar o seu projeto, para a Igreja e para o mundo”.

No “Eis que venho” de Jesus e no “Eis a serva do Senhor” de Maria, se resume toda a vida, o labor e a missão de cada cristão, mas sobretudo o coração daqueles e daquelas que consagram inteiramente a sua vida a Deus para servir o seu povo e levar o Evangelho a todo o mundo.”

O Bispo de Setúbal desafiou ainda o religioso a ser expressão da “cordialidade” de Cristo, que acolhe todos, “de modo especial os que chegam cansados, os que vêm de longe, os que são discriminados”, a “multidão dos doentes e dos famintos”, usando de misericórdia “com os que erram e pecam”.

“Em suma, caro Tiago, sê sempre um padre segundo o Coração de Jesus e revela a todos o seu amor que acolhe, perdoa, cuida e salva!”, concluiu, deixando uma palavra de agradecimento aos pais e à família do novo sacerdote.

“Não vos conformeis com este mundo”

No final da celebração, o padre Tiago Pereira dirigiu umas palavras à assembleia presente, com agradecimento às comunidades que prepararam a celebração e a todos os que o acompanharam no seu caminho.

Anunciou como lema do seu ministério uma passagem da Carta de São Paulo aos Romanos, “Não vos conformeis com este mundo”:

Não se conformar com este mundo significa, por um lado, uma dimensão espiritual, pois a meta do cristão é o céu, é a ressurreição, assim como o próximo Cristo experimentou e, por outro lado, significa uma dimensão social de tudo fazermos para transformar, iluminar o mundo à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, tão cara ao nosso fundador, ao Padre Dehon.”

“Redobrem a vossa oração para que eu possa ser enérgico e que colabore na reconstrução da vida de tantas pessoas, marcadas pela fragilidade e seja fiel ao sacramento que hoje recebi” terminou.

A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus nasceu em 1878, em Saint-Quentin, França, pelo Padre Leão Dehon. Há 70 anos em Portugal, os dehonianos estão há cerca de dois nas Paróquias de São Lourenço de Alhos Vedros, e de Santo André, Barreiro. D. José Ornelas é dehoniano, tendo sido superior geral da congregação antes de ser nomeado Bispo de Setúbal.

Fotos: António Nunes Barata

29 de Junho de 2021