comprehensive-camels

Crismas/Quinta do Conde: “Sejam sempre o 112 para o próximo”

20210629-crismas-quinta-do-conde (3)

Foi a mensagem que D. José Ornelas levou aos 18 crismados da Paróquia da Quinta do Conde. Alguns dos rapazes e raparigas não compareceram por estarem em confinamento ou infetados.

Depois duma caminhada de preparação específica para a recepção do Crisma, por vezes interrompida, como todos sabemos, devido a esta pandemia que nos interpela.

Foram estes jovens acompanhados pelo Pároco, pelo seminarista José Filipe e pela professora e catequista Minita, que depois duma avaliação inicial, se decidiu optar pelo método kerigmático do Curso ALPHA, adaptado às condições atuais em que vivemos.

No pátio da Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, adaptado para o efeito e adornado com uma pintura alusiva ao Espírito Santo realizada por alguns dos crismandos, celebrou-se a Missa do Crisma. Por precaução, apenas foram admitidos os pais e padrinhos, devido à situação sanitária do Concelho de Sesimbra e em especial da Vila da Quinta do Conde.

 

O prelado na homilia fez referência a que todos somos chamados a ser presença cristã ativa junto dos outros, levando no coração e na vida a marca do Santo Espírito.

Como resposta ao apelo do Santo Padre, que pede especial atenção aos avós e que este ano se celebra pela primeira vez a 25 de julho, vai ser criado o grupo “ADOPTA UM AVÔ”, cujos primeiros membros serão do grupo do Crisma.

Um dos vetores para este dia é convidar os netos a visitarem os avós, jovens possam visitar até outros idosos sozinhos nas suas casas ou até instituições se for possível, e desafiar os idosos a escreverem um sonho, uma memória e uma oração. Ao mesmo tempo sejam uma presença ativa no auxílio desta camada etária tão isolada, nas suas casas.

Assim Deus nos ajude.

Padre Carlos Russo, Pároco da Quinta do Conde

Fotos: Beatriz Marques

Partilhe nas redes sociais!
30 de Junho de 2021