JMJ/Sentido 23: Jovens da Diocese reuniram-se em momento de oração dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

20210702-sentido-23+3-junho (7)

No passado dia 23+3, ou seja, 26 de junho, a juventude diocesana esteve em oração, em mais um encontro do itinerário Sentido 23, num registo misto: presencial e online.

Testemunho do jovem Afonso Sousa Dias, da Paróquia de Vila Nova de Caparica.

De facto, partilhámos a presença, mas mais do que isso, recebemos a presença do Sagrado Coração de Jesus. Com a Sua graça, rezámos a mística de dois corações, um divino e um humano, que se querem abraçados em Amor.

Neste sentido, recordámos durante a noite de oração a vida de tantos que, na sua juventude consagraram e, continuam a consagrar a sua vida a Jesus, em especial a vida do Padre João Luís Paixão, prior da Paróquia da Trafaria, que se encontra hospitalizado. Mas também, a vida de todos aqueles jovens seminaristas, religiosos e leigos que se deixam abraçar pela beleza do Coração de Jesus.

Por isso, conhecemos o testemunho de um jovem seminarista, o Afonso Pereira, que teve a oportunidade de estar presente na JMJ de 2016, em Cracóvia. Saboreámos ainda uma oração e uma meditação de dois senhores que se abandonaram ao Divino Coração de Cristo: Santa Teresinha do Menino Jesus e São João Paulo II.

Entretanto, o encontro, como habitual, teve um momento didático: o esboço do Coração de Jesus. Ao qual, se propôs aos jovens, que acrescentassem dois caminhos, quiçá, uma veia e uma artéria. Num dos caminhos, na veia, era pedido que escrevessem o que gostariam de entregar ao Coração de Jesus. No outro caminho, na artéria, o que gostariam de levar do Coração de Jesus para o concreto das suas vidas. Ou seja, há a concretização da ideia de que, só renunciando a nós mesmos e banhando-nos no Divino Sangue de Cristo, somos capazes de amar em verdade.

Finalmente, todos estes acontecimentos se consumaram na Igreja do Imaculado Coração de Maria, na Paróquia de Vale Figueira, celebrados pelo Padre Afonso Liberal e concelebrados pelo Padre José Carlos Eugénio, tendo sido a celebração preparada e animada pelos jovens das paróquias de Vale de Figueira, Sobreda e Vila Nova de Caparica. E, assim queridos irmãos, mantemo-nos a caminho para a JMJ de 2023, numa busca incessante pela santidade.

Afonso Sousa Dias (Vila Nova de Caparica)

02 de Julho de 2021