Não aspirando a ser aconselhamento ou terapia de casal, a proposta destina-se a “todos os casais que desejem passar tempo juntos e investir numa relação sã e duradoura”.
A Paróquia de Palhais/Santo António, na Vigararia de Barreiro-Moita, está a acolher inscrições para o “Curso para Casais”, pensado para todos os casais que vivem juntos, independentemente da sua situação matrimonial, e que procuram fortalecer a sua relação.
“O Curso para Casais é baseado em princípios cristãos, mas projetado para todos os casais com ou sem ligação à Igreja” lê-se na nota de divulgação publicada na página da Paróquia.
Esta é uma proposta que consiste numa série de sete sessões, com a duração de 1 hora e 55 minutos. Desenrola-se em ambiente digital, no conforto da casa do casal.
“O casal pode jantar antes da ligação ao curso, de preferência num ambiente romântico. Segue-se a ligação e uma palestra atualizada e prática intercalada com tempos para discussão privada entre o casal. Nos tempos de partilha em casal, os microfones estão desligados e a privacidade é garantida. Não terão de partilhar nada sobre a vossa relação em grupo.” lê-se.
O esquema de encontros foi criado pelo casal Nicky e Sila Lee de uma Igreja Anglicana do centro de Londres – a Holy Trinity Brompton (HTB). Começaram o curso em 1996, mas desde 1985 que faziam acompanhamento de casais e preparações para o matrimónio. Após 25 anos, pensam ter ajudado milhares de casais com a experiência: o Curso já foi realizado em 127 países, em 46 idiomas diferentes, envolvendo mais de 1 milhão de casais.
O André e a Mariana, nomes fictícios, são um dos casais que frequentou a primeira edição do Curso para Casais online, durante o primeiro confinamento, numa fase delicada da relação em que já ponderavam o divórcio. Com a experiência do Curso, reconsideraram a decisão: “No começo do Curso, só víamos os problemas e as dificuldades. Depois, a esperança ressurgiu”, afirmam em nota enviada à Diocese.
“Como eles, outros casais, semana após semana, aproximaram-se, (re-)descobriram a beleza do casamento e apaixonaram-se mais um pelo outro” lê-se.
Os casais interessados poderão fazer a sua inscrição, que é gratuita, no formulário disponível na página da Paróquia. Após o registo, receberão informações acerca da forma de participação.
JM