Juventude: Paróquias receberam réplicas benzidas do logotipo da JMJ Lisboa 2023

20210709-dia-diocesano-juventude-2021 (37)

«A cruz há de ser sempre o caminho do amor e da vida» – D. José Ornelas

O bispo de Setúbal presidiu à Missa de encerramento do Dia Diocesano da Juventude, onde benzeu réplicas do logotipo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023) que foram levadas para as paróquias pelos jovens que estiveram no Santuário de Cristo Rei, no domingo, 4 de julho.

A cruz há de ser sempre o caminho do amor e da vida, e sem medos, quando parece que não deu resultados é quando as coisas estão começando a sério”, disse D. José Ornelas no final da Eucaristia, lembrando que a cruz é “testemunho máximo do amor”.

No Dia Diocesano da Juventude de Setúbal 2021 participaram os jovens coordenadores paroquiais, que integram os Conselhos Vicariais da Juventude, e sacerdotes que os acompanham nesta missão, na impossibilidade de acolher todos os jovens pelas circunstâncias da pandemia.

Estes jovens levaram para as suas comunidades uma cruz benzida, réplicas do logotipo da JMJ Lisboa 2023, sinal do caminho diocesano que quer envolver e mobilizar todas as pessoas para este encontro mundial e na atenção à juventude.

O bispo de Setúbal explicou aos jovens presentes no Santuário de Cristo Rei, e aos fiéis que participaram na celebração pelas redes sociais, que têm de “encarnar” o espírito que Deus dá todos os dias.

“Deus vai ser muito maior do que as nossas quedas, vai ser a força do espírito que ele nos dá. Temos um caminho a seguir, escutemos a voz do espírito de Deus no nosso coração com confiança, com humildade. Humildade não é uma coisa fictícia de se dizer e, sendo assim, sei que sou pequeno e tenho ouvidos, coração aberto para escutar o pai do céu, para me deixar seguir pelo espírito do Senhor Jesus”, desenvolveu.

D. José Ornelas destacou que os textos da liturgia “dão uma mensagem formidável para este tempo” e também para o futuro, “como diocese e inseridos na Igreja Universal que vai celebrar um sínodo” e que está a preparar a grande jornada dos jovens.

Que neste caminho que estamos a fazer como Igreja setubalense, como Igreja do Senhor Jesus no mundo inteiro, que saibamos sempre perguntar, à luz daquilo que Isaías disse: ‘Senhor, aqui estou, envia-me para onde for necessário, que através da minha palavra, da barca da minha vida, Tu possas falar ao Teu povo’”.

Ana Lúcia Agostinho, coordenadora do Departamento da Juventude, disse aos jovens que Jesus chama-os “pelo nome, fixa o olhar em cada um”.

“E conta convosco para chamar outros também e essa é a grande missão que hoje aqui assumiram”, afirmou no final da celebração, animada pelo Coro de Nossa Senhora da Conceição (Setúbal), que encerrou o Dia Diocesano da Juventude.

Do programa deste encontro destaca-se ainda o testemunho da encenadora Matilde Trocado, numa mensagem em vídeo, e a coreografia do hino da JMJ Lisboa 2023 encenado pela Juventude Rivier, movimento das Irmãs da Apresentação de Maria, e com a colaboração do Grupo de Jovens Fénix, da Paróquia de Vale de Milhaços.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Fotos: André Saraiva