“Sons da Arte”: S. Sebastião recebeu Rão Kyao com o recital “Sopro de Vida Maria”

20210709-concerto-rao-kyao-sao-sebastiao (12)

Foi na Igreja de São Sebastião, em Setúbal, que Rão Kyao atuou no sábado, 3 de julho, no último concerto desta temporada “Sons da Arte”, assinalando o IV Encontro de S. Sebastião, encontros que visam a recuperação arquitetónica, artística e iconográfica da igreja, mas sempre com o propósito de levar a igreja e a sua arte à comunidade e ao exterior.

O recital “Sopro de Vida Maria” foi interpretado na flauta por Rão Kyao e acompanhado ao órgão por Renato Silva Júnior, levando toda a assistência a envolver-se de forma emotiva e a trautear as várias músicas litúrgicas dedicadas a Nossa Senhora. ‘Sopro de Vida Maria’ é o segundo excerto do projeto de Rão Kyao direcionado para a divulgação da música litúrgica de autores portugueses.

Os temas marianos ‘Minha Senhora, Minha Mãe’, ‘Miraculosa’, ‘Ó Senhora do Rosário’, ‘Bendizemos o Teu Nome’ ou ‘Senhora da Graça’, são temas «de uma grande simplicidade, profundidade devocional e riqueza melódica que transmitem uma mensagem de fé, esperança e amor», como fez questão de referir o compositor, ao apresentar cada uma das peças que ecoaram pela Igreja de São Sebastião.

Rão Kyao é um dos mais importantes e versáteis músicos e compositores a nível nacional, tendo percorrido de forma ímpar na sua atividade, o fado, a música litúrgica, o jazz e a música tradicional portuguesa. Grande e inédito mestre da flauta de bambu, tem levado Portugal ao mundo. Ao percorrer a sua vida artística, impressiona pela mestria na música e na humildade, quando diz que canta para os pássaros e que um dia no Jardim Zoológico se pôs a tocar para os camelos.

Já o chamaram e muito justamente de “fadista da natureza e da condição humana”, em que revela o espanto do homem perante a Natureza. Para Rão Kyao, a música «ajuda a aproximar de Deus», constituindo «talvez o melhor veículo para revelar o que é misterioso».

“Cantar é rezar duas vezes”, disse no início Rão Kyao, ao citar Santo Agostinho, e isso esteve bem patente no clima de partilha e devoção que se gerou numa plateia rendida à beleza dessa música em oração. Nessa assistência estava D. José Ornelas, para além do anfitrião Padre Casimiro Henriques e Padre João Rosa, Pároco e Vigário Paroquial respetivamente, bem como Vereadores em representação da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

Paroquianos, representantes e membros dos Lions, Rotários e Synapsis e muitos Amigos da Paróquia de São Sebastião (APSS), esgotaram todos os lugares disponíveis e todos rezaram cantando. Os APSS agradeceram com a lembrança de vinhos de São Sebastião e uma serigrafia de Maria José Brito a Rão Kyao, anunciando o início do processo de recuperação do Altar “Menino entre os Doutores” com tela do pintor Pedro Alexandrino e o anúncio próximo das futuras ações de restauro.

No final, D. José Ornelas agradeceu a magia daquela noite trazida pelas flautas de bambu de Rão Kyao. Quando um dia se lhe perguntou: o que diz o vento ao Rão Kyao, quando sopra numa flauta de cana? Ele disse: “Esse sopro é vida e nesta noite mágica foi um Sopro de Vida Maria”.

Paulo Alves e Isabel Melo

Fotos: Simões da Silva e Vasco Gonçalves