Seixal/Crismas: Jovens receberam o Espírito Santo, “GPS do Evangelho, que dá indicação do caminho”

20210712-crismas-seixal (1)

Neste Domingo, dia 11 de julho de 2021, D. José Ornelas presidiu à Santa Missa na Igreja Paroquial do Seixal, na qual administrou o Sacramento do Crisma a nove jovens da comunidade.

No decorrer da celebração, em especial na homilia, D. José sublinhou algumas ideias, aludindo à liturgia escolhida: “O Espírito Santo que vão receber neste Sacramento é o mesmo que receberam já no Batismo”, começou por afirmar.

Para o prelado, o Espírito Santo dá-nos como dom a vida de Deus e insere-nos no Amor de Deus. Assim como os pais, por dom de Deus, comunicam a vida natural, assim o Espírito Santo no Batismo comunica-nos a vida de Deus. Se na vida natural nascemos e fomos cuidados, agora o Espírito é-nos dado uma segunda vez, de um modo solene por meio de um Sacramento da Igreja, para nos tornar adultos e crescidos na fé, para nos tornarmos Cuidadores, nós que também fomos cuidados.

Lembrando o Batismo de Jesus, D. José Ornelas lembrou que Jesus é apresentado como o Filho, mas depois vai a Nazaré, à sua terra, manifestar a sua missão, como cuidador dos pobres, dos cegos, dos prisioneiros, dos que precisam de ser cuidados. Esta é a missão de Jesus. Mas Ele quis associar a Si e à sua missão os seus discípulos, em especial os 12: chamou-os para estarem com Ele, escutá-Lo e para serem enviados também como cuidadores.

“Jesus disse para eles levarem consigo o bastão, o bordão, na condição de serem caminhantes e peregrinos. Este bordão que hoje seria como que um GPS. Não levem nada senão o GPS do Espírito, para consultar quando estiverem perdidos ou para saber de novo qual o caminho a seguir conforme a indicação do mesmo Espírito”, realçou.

Cada um na sua condição é missionário: os pais, os jovens, os fiéis. Levar este bordão é essencial, pois não deixamos de ser peregrinos. Levar o GPS do Evangelho, que dá a indicação do caminho, e que é como um software que está em permanente atualização, em upgrade para nós, pois o Espírito Santo sabe onde estamos e para onde nos quer guiar. Neste sentido o mesmo Espírito é como o 112 ou o INEM: é auxílio e auxiliador, é aquele que invocamos e nos ajuda sempre, principalmente para sermos testemunhas em casa, na escola, na Igreja”.

D. José Ornelas alertou ainda que são precisos casais, catequistas, sacerdotes, construtores da Igreja. Por isso e para isso, é dado o Espírito Santo pelo dom do Crisma: fazendo memória da fé batismal, pedindo o Dom do mesmo Espírito Santo que virá pela imposição das mãos do Bispo e sacerdote e pela marcação solene da fronte de cada crismando com o Santo Óleo do Crisma.

Padre António Estêvão, Pároco do Seixal, e JM

12 de Julho de 2021