Setúbal e Samouco: Festividades em Honra de Nossa Senhora do Carmo

20210712-nossa-senhora-carmo-samouco

A Igreja assinala a 16 de julho a memória litúrgica de Nossa Senhora do Monte Carmelo, também conhecida como Nossa Senhora do Carmo. Festividades decorrem em Setúbal e no Samouco, com programa condicionado, fruto da situação pandémica.

A Ordem Terceira do Carmo de Setúbal celebra um Tríduo dedicado à invocação mariana, entre 14 e 16 de julho. No primeiro dia, quarta-feira, haverá recitação do Terço pelas 16h30, com Celebração da Palavra. Dia 15 de julho, quinta-feira, a recitação do terço ocorre no mesmo horário, seguindo-se pelas 19 horas a Eucaristia por intenção dos irmãos e amigos da Ordem falecidos no último ano.

A 16 de julho, data da memória litúrgica, haverá recitação do terço às 16h30 e Eucaristia solene, presidida por D. José Ornelas, às 19 horas. No dia 24 de julho (sábado) terá ainda lugar, pelas 16h, Eucaristia comemorativa da Solenidade do Profeta Elias, e celebração das Bodas de Prata de uma Irmã Carmelita que assinala 25 anos da sua profissão religiosa.

Já na Vila do Samouco, as tradicionais festas não se vão realizar do modo habitualmente em virtude da evolução da pandemia na região.

O programa conta com vários momentos musicais realizados em movimento pelas ruas da localidade, a iluminação da igreja e uma exposição. Está prevista uma homenagem a Nossa Senhora do Carmo, dia 16 pelas 21h30 no adro da Igreja, por parte charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

O momento alto das celebrações ocorre no domingo, 18 de julho, às 10 horas, com Missa Solene em Louvor de Nossa Senhora do Carmo, presidida por D. José Ornelas na Praça da República.

As Festas Populares do Samouco em Honra de Nossa Senhora do Carmo, que este ano celebrariam a sua 107º edição, são uma organização da Junta de Freguesia do Samouco, Associação de Festas Populares do Samouco e Paróquia local.

12 de Julho de 2021