Escutismo: Fraternidade de Nuno Álvares celebrou 50 anos de presença na Diocese de Setúbal

20210713-fraternidade-nuno-alvares-50-anos

A 26 de junho, nas instalações da Associação dos Reformados e Pensionistas da Baixa da Banheira – “O Norte”, realizou-se uma Sessão Solene comemorativa do Cinquentenário da oficialização da Fraternidade de Nuno Álvares – FNA, Associação dos Escuteiros Adultos, na Região de Setúbal, que ocorreu a 18 de junho de 1971.

Marcaram presença o vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, Daniel Figueiredo, o Presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Nuno Cavaco, e o Presidente da Direção Nacional da FNA, Domingos Leal do Paço.

Coube ao Presidente da Direção Regional de Setúbal da FNA, Mário Antunes, dar as boas vindas aos presentes. D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, que por questões de agenda não esteve presente, enviou uma mensagem, lida na ocasião pelo Assistente Regional, Padre António Estêvão.

O coordenador das comemorações, Manuel Tomás, apresentou uma breve resenha dos passos dados até à oficialização da FNA em Setúbal e saudou todos os elementos que desde a primeira hora até hoje lideraram as equipas diocesanas:

• Adelino Jesus Santos, desde a primeira hora até 1995, (falecido)
  • José Alberto Santos Dias, de 1995 a 2005, (falecido)
  • António Manuel da Silva Alves, de 2005 a 2011
  • António Pedro Velez Quaresma Rosa, de março a setembro de 2011
  • Carla Maria Silva Feliciano Soares, de 2011 a 2014
  • Manuel José Sousa Dias, de 2014 a 2020
  • José Mário Domingues Antunes, que iniciou a mandato em 2020

Foi também afirmada a importância da FNA – Setúbal, que é a 4.ª Região mais antiga do país e foi a primeira Região a fazer formação ativa junto dos seus elementos. A nível nacional está sempre na primeira linha quer nas ações de serviço, quer nas atividades, tal como tem estado sempre à frente na reflexão sobre o papel e relevância da FNA.

Seguiu-se uma palestra sobre o patrono, São Nuno de Santa Maria, pelo historiador Jorge Sarmento Morais, antigo elemento do Corpo Nacional de Escutas.

No fim das intervenções dos convidados e da oração final, prosseguiu-se com a partilha do bolo de aniversário.

Fraternidade Nuno Álvares e JM

13 de Julho de 2021