Sobreda/Vila Nova: Paróquias da Vigararia da Caparica tem 12 novos discípulos missionários

20210710-crismas-sobreda-vila-nova (2)

As Paróquias da Sobreda e da Vila Nova da Caparica celebraram o Crisma de 12 jovens – apóstolos contemporâneos para o Mundo.

Testemunho da catequista Lídia Jacob

Foi com grande júbilo e muita emoção que, pelas 15 horas do passado sábado, dia 10 de julho, se realizou, na Igreja de Nossa Senhora do Livramento, na Sobreda, a celebração solene do Sacramento da Confirmação, de 9 jovens da Paróquia da Sobreda e de 3 jovens da Paróquia da Vila Nova da Caparica.

O nosso Bispo da Diocese de Setúbal, D. José Ornelas de Carvalho, presidiu à celebração, tendo concelebrado o Padre José Carlos Eugénio (Pároco da Sobreda e da Vila Nova da Caparica) e o Padre Cláudio Rodrigues, padrinho de um dos jovens crismados.

Depois de 10 anos de percurso catequético e de um ano de missão, junto de diversos movimentos e serviços nas respetivas Comunidades, severamente marcado pela pandemia Covid-19 e por todas as dificuldades e incertezas do mundo humano, eis que o Espírito Santo desceu sobre estes jovens e lhes mostrou o seu projeto evangelizador, para que como verdadeiros missionários, nos seus ambientes familiares, escolares e de amigos, possam ser o sal da terra, a luz do mundo e o fermento vivificante, ao serviço das respetivas comunidades, assim seguindo o exemplo de Cristo.

Tal como nos ensina o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos, proclamado durante a Eucaristia e que tão bem estava apropriado ao momento de celebração:

Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois.  Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas.”

Assim estes jovens crismados estão prontos a acudir e a servir quem mais necessita, com disponibilidade para cuidar dos mais frágeis, dos mais sós, dos mais distantes, sendo eles próprios o Evangelho vivo junto de todos os que os rodeiam, demostrando com amor e misericórdia, através de palavras e ações, como é ser cristão em todos os ambientes, pois é desse modo que farão deste Mundo uma casa melhor, que a todos acolhe.

E parafraseando o nosso Bispo D. José Ornelas, cuja homilia nos sensibilizou e emocionou bastante, a verdade é que esta segunda dose do Espírito Santo, depois da primeira dose recebida no Batismo, veio reforçar as suas defesas, fortalecer a sua Fé e intensificar espírito de ajuda junto dos outros, pelo que se devem considerar como o verdadeiro 112 junto das comunidades e dos seus ambientes!

Apenas desse modo se dará sentido ao Sacramento da Confirmação, pois, tal como referia ainda D. José, a situação complexa que vivemos determina que fiquem conhecidos como os Crismados da Pandemia, o que é demonstrativo que a Deus nada é impossível e que, por isso, com a força da Esperança e da Fé, devem sempre confiar e deixarem-se guiar pelo Espírito de Deus!

Louvamos a Deus porque estes 12 jovens receberam o Espírito Santo, tal como aconteceu aos doze Apóstolos, no Pentecostes, e deram o seu SIM ao Senhor, aceitando o Seu projeto evangelizador, sabendo que esta caminhada não termina aqui, pelo contrário, apenas está a começar, neles se depositando toda a nossa confiança e esperança, para que sigam e aprofundem a sua missão enquanto apóstolos contemporâneos, que o Mundo tanto precisa!

Lídia Jacob, Catequista na Paróquia da Sobreda

14 de Julho de 2021