Sesimbra: Paróquia celebra festa de São Tiago, patrono da vila

20200725-sao-tiago-sesimbra-celebracoes-5

Padroeiro da vila de pescadores, a festa litúrgica de São Tiago assinala-se este domingo, 25 de julho.

Será celebrada, pelas 11h30, Missa Solene em Honra de São Tiago, padroeiro da paróquia e da freguesia. A Eucaristia contará com a entrega solene da Cruz da Jornada Mundial da Juventude aos jovens da paróquia.

Em modo festivo, a Igreja Matriz irá acolher na noite de 24 de julho, pelas 21h30, um concerto das Damas de São Carlos – Orquestra de Cordas camerística constituída por elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e Cravo.

Informa a Paróquia em nota enviada à Diocese que o grupo interpretará a “mais paradigmática obra de Vivaldi do Barroco Italiano e uma das mais famosas peças musicais da humanidade: As Quatro Estações.”

A entrada é gratuita e está sujeita à capacidade da igreja, mediante marcação prévia através do correio eletrónico animacao.cultural@cm-sesimbra.pt ou do contacto telefónico 939 553 993, de segunda a sexta-feira, das 10h as 12h30 e das 14h às 17h30.

“Os bilhetes podem ser levantados à porta da igreja 30 minutos antes do evento. A partir das 21:20 os bilhetes não levantados serão distribuídos sem reserva. A máscara é obrigatória e os lugares estarão sinalizados” nota ainda a organização.

O momento musical é promovido pela Junta de Freguesia de Santiago-Sesimbra.

Chamado “o Maior” para se distinguir do outro Tiago, “o Menor”, o Apóstolo era irmão de São João Evangelista. Discípulo de João Batista, acompanhou Jesus nos momentos mais importantes da Sua vida (Transfiguração e Getsémani). Foi o primeiro dos Apóstolos a ser martirizado em Jerusalém por ordem de Herodes Agripa. Diz-se que o seu túmulo foi encontrado em Compostela (Galiza), que se tornou local de grandes peregrinações.

19 de Julho de 2021