Nossa Senhora do Carmo: D. José Ornelas apela a uma “constante busca de Deus”, ao exemplo da Virgem Maria

20210716-Festa-NSCarmo-Setubal (12)

A Ordem Terceira do Carmo, celebrou a memória litúrgica da sua patrona, Nossa Senhora do Monte Carmelo, na passada sexta-feira, dia em que a Diocese assinalou o seu 46º aniversário.

Fazendo justiça à tradição, a “Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo” assinalou a data litúrgica em Setúbal com um Tríduo, concluído com celebração eucarística presidida pelo Bispo de Setúbal.

As habituais celebrações exteriores, nomeadamente a procissão, não foram possíveis de realizar, pelo segundo ano consecutivo, em respeito pelas normas sanitárias ainda em vigor.

Celebramos esta Eucaristia com memória grata a Deus, Nosso Pai, que nos deu Maria, como exemplo e modelo da Igreja, que nos guia hoje e protege. Vamos nesta celebração pedir pela nossa Igreja de Setúbal, que nasce neste dia, com a invocação da Senhora do Carmo, para que a possamos ter como modelo”, afirmou D. José Ornelas na sua alocução inicial.

Na homilia, o bispo diocesano explicou que a liturgia do dia deixa-nos fazer memória, desde os tempos mais recuados, sobre a história e espiritualidade do Carmelo.

O Monte Carmelo é uma cadeia de colinas próxima à atual cidade de Haifa, no Norte do atual Estado de Israel: “é um lugar muito importante na existência de Israel, até mesmo antes de Jesus. Ali, no Carmelo, passou Elias que marca muito a espiritualidade daquele sítio”.

Explicou D. José Ornelas que o profeta Elias se estabeleceu naquele lugar, numa gruta, seguindo uma vida eremítica de oração e silêncio, e que naquele lugar travou uma disputa espiritual com os profetas de Baal. O profeta provou aos homens que Deus de Israel era o verdadeiro Deus, levando-os de novo à obediência ao Senhor.

D. José Ornelas faz ainda uma breve revisão histórica dos momentos em que o Monte Carmelo foi alvo de disputas, invadido e destruído por muitos que passaram naquelas terras para a possuir ou para ir à procura de outras terras, incluindo as cruzadas, que tinham como objetivo restaurar a fé cristã na terra santa.

É no contexto de ocupação da Terra Santa que se cria a espiritualidade de Nossa Senhora do Carmo, com a construção de uma capela dedicada à Virgem no Monte Carmelo.

A tradição do Carmelo, na perspetiva espiritual, é como “um percurso de vida que nem sempre aponta o melhor caminho” mas que tal como os homens que o profeta Elias abordou, nos leva a renovar a esperança, a fé, a certeza da presença de Deus. “Ao longo dos séculos, para além da violência, o Monte Carmelo aponta o caminho da descoberta de Cristo que se revela naqueles que praticam a fé”, acrescenta.

O Evangelho abre outro sentido: “Jesus vai encontrar a dificuldade, porque estão tão agarrados ao passado, simplesmente ultrapassado, que a Palavra de Deus que chega hoje não encontra acolhimento. Ainda hoje, na Igreja, isso acontece: aqueles que devem encontrar de novo o rosto de Deus, não o encontram. É muito interessante: sobre Jesus, diziam que estava fora de si”, explicita.

O prelado explica que Maria vem com estas reservas mas confia e dá a mão a esta gente, mesmo à sua própria família. A própria Maria traça um caminho à procura de Jesus. Esta Maria que também vai atrÁs de Jesus, como os discípulos, vai encontrá-lo junto à cruz.

“É a Santa Virgem, Mãe da Igreja, rosto de nós, que num tempo difícil, procura o seu Filho connosco”, termina o bispo diocesano, apelando a uma “constante busca de Deus”, acolhendo o Senhor no “nosso coração”, deixando-se “levar pela fidelidade e dever, muitas vezes a custo”.

Numa celebração simples, os irmãos carmelitas depositaram nesta mãe a força e esperança de tempos mais prósperos, colocando sob a proteção do seu manto toda a comunidade carmelita, todos os utentes e trabalhadores da Residência Monte Carmelo.

A Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Setúbal foi criada em 1912 mas a espiritualidade carmelita está presente na Diocese desde finais do século XV com a construção do Convento do Carmo, em Setúbal, e a presença dos frades conventuais. Atualmente, a Ordem Terceira mantem a Residência Monte Carmelo de Setúbal para apoio dos irmãos mais carenciados.

A Venerável Ordem Terceira do Carmo é um ramo da Ordem do Carmo composto por membros leigos, unidos em comunhão espiritual e fraterna com os frades contemplativos e com as freiras de clausura da sua ordem religiosa.

JM

21 de Julho de 2021