Castelo de Sesimbra/Crisma: Dezoito jovens receberam “um Espírito de gente adulta”

20210718-crismas-castelo-sesimbra-banner

No passado domingo, dia 18 de julho, com muita alegria, recebemos D. José Ornelas que administrou o Sacramento do Crisma (Confirmação) a 17 jovens e adultos da Paróquia do Castelo de Sesimbra e a 1 jovem da Paróquia da Sobreda. Dos 18 crismandos, alguns completaram o seu percurso catequético, dos quais alguns escuteiros, e outros fizeram a formação cristã na catequese de adultos.

A celebração tomou lugar na Igreja da Corredoura (Sesimbra) e devido à situação pandémica do concelho de Sesimbra foi restrita aos crismandos, respetivos padrinhos/madrinhas e familiares.

Na homilia, D. José Ornelas relembrou os crismandos de que receberam pela primeira vez o Espírito Santo no dia dos seus Batismos e que no dia do Crisma iriam confirmar a fé naquele mesmo Espírito, que desta vez seria “um Espírito de gente adulta”. Motivado pelo contexto, o bispo de Setúbal pediu para que os crismandos presentes se encarassem “com orgulho” como “crismandos e crismandas da pandemia”, enaltecendo a sua resistência e aprendizagem com as dificuldades que o vírus trouxe.

Uma das frases mais repetidas e mais marcantes foi que “o Espírito Santo é como o 112”, salientando que podemos sempre “chamar” por Ele. Deste modo o mesmo espírito impele, nos jovens e adultos, o sentido de serviço à comunidade e de amor ao próximo. Foi também referido que o “Espírito de Deus é o Espírito de Cuidar”, essencial para a construção da Igreja. D. José Ornelas recordou o sofrimento de que o mundo é vítima e apelou à construção de um mundo mais “humilde, solidário e fraterno”.

O ofertório na Eucaristia procurou recriar antigas celebrações na zona rural de Sesimbra. Cada crismando ofereceu produtos do campo, desde frutas, legumes, aves, doçaria, enchidos, queijos e outros.

A situação pandémica não permitiu que a comunidade paroquial estivesse presente, ainda assim a sua presença fez-se sentir pela transmissão surpresa de um vídeo no final da Eucaristia.

Equipa de Coordenação da Catequese da Paróquia do Castelo de Sesimbra

22 de Julho de 2021