comprehensive-camels

“Coordenadas para umas férias com Cristo” porque “nunca se tira férias do Amor”

20210730-Ferias-com-Jesus-01

Neste final do mês de julho, a Irmã Elodie Filipe, da congregação das Irmãs da Apresentação de Maria, deixa-nos uma proposta para viver “umas férias com Cristo”. Cinco coordenadas para ler e saborear ao longo do tempo de descanso. 


1. Dispõe-te ao descanso, não um descanso qualquer, mas em Cristo e com Cristo.

Porque “é n’Ele, realmente que vivemos, nos movemos e existimos…” Act 18,28, portanto é n’Ee que também descansamos. Dispõe-te a que assim seja, cai na conta de que Cristo te envolve e te devolve vida e ânimo, ao descansares n’Ele.

Para que o teu coração possa criar espaço para viver este tempo de descanso em Deus, começa o teu dia por ler um salmo de louvor. A atitude de louvor, cria espaço em nós e ajuda-nos a olhar para o novo dia com um olhar renovado.

Aqui fica a lista de Salmos, escolhe um em cada dia, lê-o com calma e faz tuas as palavras e os sentimentos do salmista: 89,16; 113;135; 146; 147; 148; 149; 150.

2. “Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco. Mc 6, 31”.

Depois de um tempo forte de missão, os discípulos regressam para junto do Seu Mestre, com o propósito de descansar e partilhar com Jesus, tudo aquilo que viveram.

Jesus também te chama a ir ter com Ele, a voltar ao encontro pessoal com Ele. A missão, o trabalho, a escola vive destes tempos fortes de encontro com Jesus. Esse pode acontecer em qualquer lugar, desde que tenhas a consciência dessa necessidade que habita em ti. Não permitas que as férias te distraiam do essencial, que é a tua relação com Jesus.

Porque não fazer um pequeno canto de oração, na casa onde estás a descansar. Escolheres um lugar, que possas tornar especial…uma terra sagrada, onde deves entrar e estar de pés descalços, porque aí pode Deus falar ao teu coração. Esse espaço é como um lembrete de que Deus te chama para conversares com Ele, para lhe contares tudo aquilo que viveste ao longo deste ano.

Deixa a tua Bíblia aberta nessa mesma passagem…e deixa que este apelo do Senhor te faça de facto ir ao seu encontro, ao longo deste tempo de repouso.

3. Entrega tudo nas mãos de Jesus.

Se te ajudar escuta a música da oração de St. Inácio: “Tomai Senhor” e à medida que a vás escutando, imagina-te a depositares nas mãos de Jesus acontecimentos, experiências, moções concretas que foste sentindo ao longo do ano.

O movimento da música pode ajudar-te a esse movimento interior de entregar tudo nas mãos de Jesus…afinal de contas, se tu pertences a Ele, tudo o que sentes, vives, sonhas é também pertença d’Ele. Muitas vezes, o corre-corre do dia-a-dia faz-nos esquecer que não estamos sozinhos, que Jesus está ao nosso lado e que participa da nossa vida.

Se ao longo do teu tempo de férias, fores escutando esta música, certamente irás adentrando-te mais neste movimento do coração, de colocar tudo à disposição do teu Mestre e Senhor. A repetição é pedagógica, ajuda-nos a ir mais longe e a sair da superfície.

4. Saboreia a bondade de Deus.

São tantos os dons, que Deus te oferece neste tempo de descanso. A bondade de Deus manifesta-se de tantas formas, nem sempre temos o tempo necessário, nem a disponibilidade interior para olhar demoradamente os pequenos sinais do nosso dia. O livro dos Reis 19, 12 diz-nos o seguinte: “ouviu-se o murmúrio de uma brisa suave”, ou seja Deus estava presente nessa brisa discreta e silenciosa. Quantas brisas se fazem sentir, ao longo das horas dos teus dias?

Toma 15 minutos do teu tempo para perceberes a discreta presença de Deus, com os seus dons. Para ajudar nesta viagem de olhar com calma o teu dia, podes colocar-te estas questões: Como estavas ao princípio do dia de hoje? O que estava a acontecer? Que moções foste tendo ao longo do dia? O que te deixou triste ou alegre? Onde encontraste Deus, no teu dia? Que dons recebeste hoje?

Anota em pequenos post-it de cores, visualmente pode ajudar-te a tomares consciência de tanto bem recebido.

5. Agradece as pequenas e grandes coisas.

Vivemos num tempo, em que a qualidade de vida melhorou bastante, a ciência também e tantas outras dimensões da nossa vida…mas, parece que perdemos o sentido da gratidão. Por vezes, paira no ar a ideia de que temos direito a tudo e a fazer tudo. Essa forma de pensar faz-nos de certa maneira perder o encantamento pelas pequenas coisas que acontecem.

O teu tempo de descanso pode ser um espaço em que recuperas ou aprofundas esta atitude de gratidão em relação a Deus, mas também em relação aos que te rodeiam. 

Não tires férias da Eucaristia, é sem dúvida uma forma de te renovares nessa atitude de gratidão às pequenas e grandes coisas da vida. Agora até tens mais disponibilidade interior e exterior para participares da Eucaristia, aproveita. Onde quer que estejas, procura uma Igreja e os horários da missa… nunca se tira férias do amor.

Texto e ilustração: Ir. Elodie Filipe, pm

Partilhe nas redes sociais!
30 de Julho de 2021