Santa Cruz/Barreiro: Nossa Senhora do Rosário em procissão no rio Tejo com o objetivo de “evangelizar para lá das paredes da Igreja”

20210818-procissao-n-sra-rosario-paroquia-santa-cruz (5)

A 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a Paróquia de Santa Cruz promoveu a primeira procissão marítima dedicada à padroeira, Nossa Senhora do Rosário.

“Cerca de 50 embarcações, juntaram-se hoje para acompanharem a nossa Padroeira. Foi uma manhã solarenga! Nossa Senhora do Rosário deslizava num rio tranquilo, transmitindo essa mesma tranquilidade ao povo que acorreu nas margens para saudar a sua Senhora” lê-se na nota informativa enviada à Diocese.

Dezenas de pessoas acompanharam o percurso junto às margens do Rio Coina e do Rio Tejo. O cortejo teve início e fim na doca da Associação dos Camarros, seguindo-se a romaria para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde foi celebrada Eucaristia solene.

O momento litúrgico foi presidido pelo Pároco, Padre Luís Ferreira. Estiveram presentes os chefes dos agrupamentos 690 e 1180 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, a Presidente da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Gabriela Soares, e de mais autoridades civis, bem como representantes da Associação dos Camarros e da Comissão de Festas de N.ª Sr.ª do Rosário.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, neste contexto pandémico, não pode ter no seu interior mais de 75 pessoas. Por esse motivo, dezenas de pessoas assistiram à eucaristia fora da igreja.

Paróquia de Santa Cruz e JM

18 de Agosto de 2021