Stella Maris: Apostolado do Mar chega à Paróquia da Moita

20200901-monumento-boa- viagem-moita

O Apostolado do Mar da Paróquia da Moita informa que vai ter como atos de iniciação uma celebração e bênção às 18h00, de 19 de setembro, no Parque das Canoas, no Gaio.

Numa nota enviada à Agência Ecclesia, o Apostolado do Mar da Paróquia da Moita adianta que uma celebração da palavra e a bênção da imagem de São Telmo vão ser os atos de iniciação desta obra da Igreja Católica nesta paróquia sadina.

O ‘Apostolado do Mar’ (Stella Maris) existe em Portugal desde 1935, está presente nas praias portuguesas, com o seu espírito de dinamismo cristão traduzido na linguagem e na cultura do homem do mar, particularmente no setor da pesca.

Esta obra da Igreja Católica, a nível nacional, pertence à Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O diretor nacional do Apostolado do Mar é Armando Jorge de Oliveira, membro do Stella Maris de Setúbal, que foi reconduzido nas funções pela CEP, por um período de três anos, em novembro de 2020.

A rede mundial da ‘Stella Maris’, ministério da Igreja Católica, foi fundada na cidade escocesa de Glasgow, em 1920, e contava com mais de mil capelães e voluntários no ano passado, quando celebrou o seu centenário.

Em 2020, a Santa Sé anunciou que o ministério para as pessoas que trabalham e vivem do mar passa a ter uma única denominação, ‘Stella Maris’ (Estrela do Mar), nome ligado à devoção à Virgem Maria.

O 25.º Congresso Mundial do Apostolado do Mar, adiado de 2020, está previsto para o próximo mês de outubro, de 3 a 8, também em Glasgow.