comprehensive-camels

Juventude e Família: Diocese de Setúbal presente na formação “Sinodalidade para a Missão: Laboratório de um discernimento pastoral”

20210910-Juventude-Familia-Formacao-01

A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), uma das Comissões da Conferência Episcopal Portuguesa promoveu uma formação orientada pelo padre salesiano Rossano Sala sobre o tema “Sinodalidade para a Missão: Laboratório de um discernimento pastoral”. A formação decorreu em Leiria, entre 2 e 5 de setembro, e reuniu agentes da pastoral juvenil, vocacional, universitária, escolar e familiar de todo o país. Foi a terceira formação consecutiva desta natureza e a segunda a associar agentes pastorais de diversos sectores. 

Da Diocese de Setúbal, estiveram presentes elementos das equipas diocesanas da Pastoral da Juventude e da Pastoral da Família, assim como as responsáveis pela Pastoral Juvenil e Vocacional das Irmãs da Apresentação de Maria, cuja sede provincial se encontra na nossa Diocese, a representante da comunidade de Almada da Comunidade Católica Shalom, a representante da Pastoral Juvenil da Província Portuguesa das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas) e ainda o representante nacional do Corpo Nacional de Escutas- Juntos, deixaram uma deixaram uma mensagem testemunhal em forma de vídeo.  

Neste terceiro encontro formativo promovido pela CELF, foi proposto um modo de trabalho ao jeito de um “laboratório de discernimento pastoral”, dando aos seus participantes o protagonismo na reflexão (pessoal e em diferentes grupos) e na experiência sinodal e de comunhão da Igreja.  O trabalho decorreu em grupos de diferente tipologia e procurou seguir uma metodologia sinodal, marcada pelo silêncio e oração, pessoal e em grupo, a empatia no diálogo e a (re)estruturação de pontes entre pessoas, sectores pastorais e dioceses. Foi uma experiência de ensaio que agora se pretende replicar nas diferentes realidades diocesanas, naquele que é o processo sinodal a inaugurar já no próximo mês de outubro e que envolverá toda a Igreja Católica.

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
10 de Setembro de 2021